Danilo Mendes,
empresário e especialista em gestão de empresas, revela os principais motivos
por trás do fenômeno e dá dicas para quem pensa em abrir seu próprio negócio
Empreender tem se tornado uma alternativa para
diversos brasileiros durante o período de crise causado pela pandemia de
Covid-19. No entanto, é necessário estar preparado para iniciar uma jornada no
caminho do empreendedorismo.
Para Danilo
Mendes, empresário e especialista em administração industrial e gestão de
empresas, o início de um empreendimento não depende apenas daquele que está
idealizando o projeto. “O segredo para começar é ter coragem, estar preparado e
enxergar uma oportunidade no mercado. A maioria das pessoas começa por
necessidade e cria uma empresa para ter uma renda principal, muitas vezes com
uma visão muito limitada. É preciso estar preparado, entender minimamente do
negócio e ter coragem para assumir um cenário repleto de incertezas e riscos”,
relata.
De acordo com um Boletim do Governo Federal,
referente ao primeiro quadrimestre de 2021, o Brasil contava na época com 17
milhões de empresas ativas, sendo que mais da metade, aproximadamente 12
milhões, era composta por Empreendedores Individuais e MEIs
(microempreendedores individuais). Além disso, os micro e pequenos negócios
correspondiam, na época, por mais de 90% dos negócios ativos.
De acordo com o especialista, empreender exige
algumas habilidades que auxiliam na saúde financeira do negócio e diminui os
riscos. “É importante combinar o tempo de planejamento e a execução das ações,
ser resiliente e aprender com os erros cometidos, além de ter comprometimento
com o próprio negócio, se tornando um espelho para os colaboradores. Os
gestores devem ter uma fome constante por conhecimento e qualificação, afinal
isso traz a possibilidade de realizar análises mais precisas e planejamentos
mais robustos para futuras ações. Um bom relacionamento interpessoal e
construção de networking também são valiosos, pois facilita movimentações
com parceiros, sócios e potenciais investidores”, pontua.
Estar presente no ambiente digital pode fazer toda
a diferença para os resultados de uma empresa que está nos estágios iniciais.
“Seja na construção de marca, geração de conteúdo ou vendas, estar bem
posicionado no digital pode trazer alcance e expor seu empreendimento para
diversas pessoas”, indica Danilo.
Mesmo com a vontade de abrir um estabelecimento
próprio, definir onde e de que forma empreender nem sempre é uma tarefa fácil,
principalmente quando os recursos são limitados. “Existem diversas opções em
áreas de atuação e modelos de negócio, o que dificulta a tomada de decisão.
Para um negócio prosperar, é essencial que se tenha um propósito. Para isso,
reflita sobre o que você ama fazer, o que faz bem, o que as pessoas
precisam e o que elas pagariam para ter. Se as pessoas não precisam, não será
algo útil e, se o empreendedor não ama o que faz, dificilmente verá sentido
naquilo, aumentando as incertezas e dúvidas sobre o sucesso da iniciativa”,
relata Mendes.
Segundo dados levantados pelo Sebrae em 2019, 67%
dos empreendedores são homens. Para o especialista, existem diversos fatores
que contribuem para esse cenário desfavorável ao sexo feminino. “Existe o fato
dos homens estarem naturalmente mais dispostos e propensos a assumirem riscos,
mas o principal motivo por trás desses números está em crenças sociais
históricas que, infelizmente, colocaram a mulher em um papel de ‘dona de casa’
durante muitos anos. Os dados trazem à tona uma realidade alarmante, que revela
o preconceito empresarial que as mulheres sofrem, tendo como consequência
ganhos reduzidos e maior dificuldade em acesso a financiamentos e
investimentos, além de, em muitos casos, precisarem fazer jornadas múltiplas
como empreendedora, mãe, esposa e chefe da família”, finaliza.
Danilo Mendes - Empreendedor, empresário e
engenheiro de produção, pós-graduado especialista em administração industrial,
gestão de empresas e gestão empreendedora. Com carreira na área industrial, nos
campos de qualidade e produtividade, agora se dedica ao empreendedorismo, sendo
apaixonado em potencializar e transformar pessoas e empresas. Participou da
sexta temporada do reality de empreendedorismo Shark Tank Brasil como sócio e
cofundador da Martello Educação Financeira. @aqueledann
Nenhum comentário:
Postar um comentário