Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de abril de 2022

ENEM x jovens: como se preparar emocionalmente para o vestibular?

Psicóloga e psicanalista Beatriz Breves, especialista da Ciência do Sentir, explica a importância de falar sobre os sentimentos para espantar a ansiedade no momento da prova

 

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2022 só começam dia 9 de maio, mas já preocupam boa parte jovens que estão se preparando para o vestibular. A prova, que reúne 180 questões, é uma das maiores responsáveis pela ansiedade causada nos vestibulandos. 

Para a psicóloga, psicanalista, psicoterapeuta e física, Beatriz Breves, é necessário trabalhar o emocional para aumentar a confiança e diminuir o estresse na hora de responder o questionário. "O estudante mais confiante é aquele que fala dos sentimentos", afirma Breves.

A especialista, que dedicou mais de 35 anos no estudo da Ciência do Sentir, revela que as pessoas — não apenas os estudantes — deixam de priorizar o cuidado das emoções. Segundo a psicanalista, existem mais de 500 sentimentos que podem ser ativados ao longo da vida, mas não saber decifrá-los pode atrapalhar a oportunidade de superar qualquer obstáculo a ser enfrentado: “quando chega perto de um momento importante como vestibular, por exemplo, muitos estudantes não sabem lidar com o que sentem, gerando mais conflitos e angústias, ao invés de concentração."

Afinal, como gerar esta confiança tão desejada para afastar a ansiedade durante o ENEM? Quais são as dicas para ficar preparado emocionalmente para esta fase? 

Marcia, quem pode responder isso ao seu público é a Beatriz Breves. Além de explicar o assunto, ela também fala sobre a importância do desenvolvimento da inteligência emocional para estes momentos de pressão e ansiedade.

 

 Beatriz Breves - presidente, membro efetivo e fundador da Sociedade da Ciência do Sentir (SoCiS), mestre em Psicologia pela American Word University (AWU/Iowa/USA), psicóloga, bacharel e licenciada em Física, com especialização em Física Moderna com base na Física Clássica pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE). Autora da Ciência do Sentir, entre outros livros escreveu: “Macromicro – A Ciência do Sentir”, “O Homem Além do Homem”, “A Fronteira do Adoecer – Por que Você Adoece?”, “O Eu Sensível”, e “Falando de Sentimentos com Beatriz Breves”, todos publicados pela Mauad Editora.

www.bbreves.socis.net.br
Facebook | Instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados