Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de abril de 2022

Psicólogo destaca a importância do lazer na saúde física e mental

Profissional explica como o descanso auxilia na qualidade de vida e indica opções de atividades 

 

As preocupações que surgem com as atividades diárias e a agitação da cidade grande são as principais causadoras do mau humor, cansaço e estresse. A qualidade de vida pode melhorar progressivamente se as pessoas colocarem em prática algumas atividades de lazer, que é uma das formas de diversão, descanso e desenvolvimento do corpo e da mente.  

Segundo o psicólogo e professor da UNINASSAU - Centro Universitário Maurício de Nassau Recife, campus Caxangá, Amaro Ferreira, o lazer não pode ser visto como um desperdício de tempo, pois ele é fundamental para o nosso bem-estar e produtividade. "O lazer não ajuda somente no controle do estresse, mas também nos ajuda na percepção de autocuidado e equilíbrio na saúde mental e física", comenta. 

O entretenimento proporciona muitos benefícios para a saúde, que tendem a impactar em muitas áreas, entre elas estão o aumento na qualidade e expectativa de vida; fuga da rotina; e novas experiências interesses e habilidades. "Por mais que alguém goste do seu trabalho, não é saudável viver somente naquele mesmo costume que pode causar cansaço e frustração. Encontrar uma atividade agradável ajuda no desenvolvimento pessoal e social e também previne o surgimento de sintomas de depressão e ansiedade”, informa. 

Para ter um momento de descanso não é preciso muito dinheiro. Existem ocupações simples que podem ser incluídas no cotidiano. Elas podem ser de cunho artístico, físico, manual, intelectual ou turístico. Alguns exemplos são cinema e teatro; as artes; decorações; prática de esportes e caminhadas; artesanatos; costura; jardinagem; leitura; e viagens e passeios. “Existem atividades de lazer para todos os gostos. Você só precisa saber o que mais gosta e o que funciona para sua rotina”, explica o professor. 

Devido ao aumento da expectativa de vida, as oportunidades de entretenimento podem prevenir alguns problemas de saúde como estafa, perda de memória, transtorno psicológicos e doenças crônicas, tais como diabetes e hipertensão. Para que seja possível o aproveitamento dos benefícios do lazer, é importante focar em si mesmo e no relaxamento. Se há dificuldades em aproveitar os momentos e levá-los com seriedade, procure ajuda de um especialista para obter os melhores resultados.

 

  Izabelle Gomes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados