Pesquisar no Blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

Ergonomia: cuidados com o corpo no home office

Fisioterapeuta do Getninjas dá dicas para não sofrer com dores posturais 

Com o trabalho remoto, alguns cuidados simples com o corpo acabaram sendo deixados de lado. É importante manter-se em alerta, pois ao improvisar uma mesa de trabalho ou passar muitas horas sentado, o profissional corre o risco de desenvolver problemas posturais. Para evitar que os desconfortos diminuam a produtividade e a qualidade de vida, o fisioterapeuta Edson Neves, que atende pelo GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviço do Brasil, trouxe algumas dicas de ergonomia para preservar a saúde no modelo home office. Confira:

 

Investimento em móveis ergonômicos 

A ergonomia é a ciência que estuda o relacionamento do homem com o trabalho, e por consequência, as condições de trabalho e objetos podem ser adaptados às necessidades do corpo humano. O estudo engloba a postura corporal, condições das cadeiras, altura e espaço das mesas, apoio de pés, entre outros. Para os profissionais que estão seguindo o modelo de home office, uma cadeira ergonômica pode ser um investimento interessante, segundo o fisioterapeuta. O que diferencia essa cadeira das demais é que a ergonômica dá apoio e sustentação para a coluna, para a lombar e suporte para os pés. Até mesmo os apoios para os braços têm o importante papel de aliviar o peso sobre os músculos dos ombros e da nuca. Além disso, é essencial somar a cadeira ergonômica à altura adequada da mesa de trabalho, que deve ter entre 54 cm a 74 cm para evitar dores e má postura.

 

Postura corporal 

Além dos móveis ergonômicos serem importantes, o colaborador também deve cuidar de sua postura para evitar problemas. Ao passar muitas horas na mesma posição, o profissional pode ocasionar lesões na coluna e nos membros superiores e inferiores. A solução para isso é se movimentar e alterar a postura a cada meia ou uma hora. A simples ação de levantar da cadeira ajuda a evitar problemas nos músculos e na coluna, pois ativa a circulação e estimula a musculatura do corpo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados