Negócios relacionados à tecnologia da informação criam oportunidades para empreendedores
Uma das mudanças que a pandemia trouxe para os
pequenos negócios brasileiros foi a aceleração no processo de digitalização das
empresas. De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, em parceria com a FGV,
sete em cada dez micro e pequenas empresas se digitalizaram desde o início da
crise e essa necessidade acabou criando ou aumentando as oportunidades em
segmentos voltados para a tecnologia.
O gerente de Competitividade do Sebrae, Cesar
Rissete, revela que negócios ligados à tecnologia da informação como suporte
técnico, manutenção e marketing estão entre os segmentos que mais apresentaram
aumento, desde o início da pandemia, em 2020. “São atividades voltadas para
digitalização de empresas e assessoramento ao usuário na utilização de sistemas
e, por isso, a tendência é que, em 2022, essas atividades continuem
crescendo", ressalta. Ele explica que um dos motivos para esse movimento
está no fato de que os consumidores estão mais digitais, o que faz com que as
empresas também tenham que acompanhar esse movimento do consumidor.
“A transformação digital, que muitas empresas estão
sendo forçadas a fazer, cria oportunidades como desenvolvimento de aplicativos
e websites, gestão de mídias sociais e gestão de marketing digital. Nós vimos
um aumento na digitalização, mas ainda há espaço para aproveitar melhor esse
movimento dos pequenos negócios”, conta Rissete. Segundo ele, há ainda
muitas oportunidades relacionadas ao maior uso de equipamentos de comunicação
em geral, de biometria, de automação residencial e empresarial e realidade
virtual para teste de produtos e serviços.
Ainda de acordo com pesquisas feitas pelo Sebrae,
mesmo com mais de 85% dos pequenos negócios tendo voltado a operar, a
digitalização deve continuar sendo um dos pontos de atenção dos pequenos
negócios. “Mesmo com a volta do presencial, o digital continua sendo
importante. Seja como um canal de promoção, de divulgação, de exposição e de
comercialização. Essa tendência leva o pequeno negócio a se diferenciar por
meio da reputação e exposição da internet. A combinação entre ambiente físico e
digital é fundamental para que os pequenos negócios se destaquem e sempre
estejam à frente dos demais”, pontua o gerente do Sebrae.
Outros segmentos
Mas além dos negócios ligados à tecnologia, outras
atividades também devem demonstrar sinais de recuperação e se tornarem boas
oportunidades de negócios. Com retorno das pessoas às ruas sem restrição de
circulação, alguns segmentos que tinham sido fortemente afetados na pandemia -
como os pequenos negócios de alimentação fora do lar - podem ter novo fôlego no
próximo ano. “Há de se destacar também a perspectiva de retomada do turismo,
com destaque para destinos nacionais, que estão se beneficiando com a demanda
reprimida por viagens, bem como condições menos favoráveis para o turismo
internacional (câmbio, variante do vírus ômicron)”, observa Cesar Rissete.
Dados da IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) apontam que o
mercado doméstico apresentou, em outubro, uma recuperação de demanda próxima
aos níveis pré-pandemia (84%), com previsão de recuperação total da demanda
doméstica em 2022, o que corrobora para essa expectativa.
Logística é outro segmento que pode ter um bom
mercado em 2022. “É uma atividade que presta serviços para todos os
demais e na qual vemos ainda muitas deficiências. Quase toda empresa depende de
algum processo de logística e o empreendedor pode conseguir identificar
oportunidades aqui”, comenta Rissete, que ainda acrescenta que tem sido grande
a procura por informações, no portal do Sebrae, sobre como abrir empresas nesse
setor.
Mais atividades que podem
crescer em 2020, por estarem ligadas às mudanças no perfil do consumidor
brasileiro, são aquelas voltadas para a população com mais idade. Com a
crescente proporção de idosos na população já se cria nichos com oportunidades
específicas em áreas como saúde e bem-estar, atividades físicas, turismo e serviços
em geral. Outra tendência é o aumento de animais domésticos. O mercado pet já
conta com grandes players de varejo, mas também oferece muitas possibilidades
para pequenas empresas de higiene e embelezamento, alojamento e treinamento de
pets. Esse é outro segmento que tem sido bastante procurado no portal do Sebrae.
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