Além
disso, 7 em cada 10 meninas que abandonam os esportes durante a puberdade sentem
que o esporte não é lugar para elas. Por isso, o novo vídeo da campanha
#TipoMenina da Always® incentiva meninas do mundo inteiro a continuar jogando
#TipoMenina
Quantas vezes ouvimos comentários como “esse esporte não é para
meninas” ou vemos times femininos jogando em campos ou quadras
com metade da lotação máxima? Qual é o impacto que isso tem na vida das meninas e no desejo delas de praticar
esportes durante a puberdade? Essas são perguntas críticas que a Always® – líder global em
produtos para cuidados femininos e marca comprometida em promover a confiança
das meninas – está fazendo sobre o esporte. Em
um momento em que o mundo se prepara para os Jogos Olímpicos Rio 2016, a Always®
quer convidar, incentivar e inspirar meninas do mundo
todo a “Continuar Jogando #TipoMenina”.
Dados da mais recente Pesquisa de Confiança e
Puberdade da Always®* mostram que, no Brasil, até o
final da puberdade, 53% das meninas que partiparam do estudo terá abandonado os
esportes. Para ajudar a entender essa questão, a Always® fez uma
parceria com Nanette Burstein, documentarista indicada ao Oscar®, para
descobrir como as meninas se sentem em relação à prática de esportes.
O novo vídeo #TipoMenina conversou com mais de 1.000 garotas sobre
as suas experiências atléticas, os desafios e os
benefícios da prática dessas atividades, o que as ajudou a continuar no esporte
ou o que as levou a abandoná-lo. Ouça suas histórias e motive-se também com as convocações apaixonantes para que todas as meninas
continuem no esporte.
A brasileira Jaqueline Carvalho, estrela
do vôlei e medalhista olímpica de ouro, faz parte da campanha #TipoMenina e compartilha a sua história
para incentivar meninas a continuar praticando
esportes. “Tive um técnico, na época em que eu morava em Recife (PE), que não
queria que eu saísse da escola em que eu estudava para realizar o meu sonho.
Mesmo assim, em nenhum momento pensei em desistir de jogar, de fazer o que eu
amo. Não foi fácil, mas acredito que foram essas difilcudades que me tornaram a
mulher que sou hoje”, conta Jaqueline.
Estudos comprovam que praticar esportes tem
impacto profundo e de longo prazo quando se trata de ajudar meninas a
adquirirem e a preservarem sua autoconfiança. Além
disso, possibilita o desenvolvimento de habilidades valiosas que as ajudam a
sentir-se fortes e preparadas para fazer
qualquer coisa na vida. A última pesquisa da Always® descobriu que, para as meninas, dois dos principais
benefícios de continuar no esporte são o aumento da autoconfiança e o trabalho
em equipe. Entretanto, embora os benefícios sejam conhecidos, as meninas ainda
acham que o esporte não é lugar para elas. E mais: 74% das meninas sentem que a
sociedade não as incentiva a praticar esportes.
“Os Jogos Olímpicos são um momento em que, no mundo
inteiro, a participação feminina nos esportes é elevada perante o público e,
por esse motivo, não poderíamos pensar em um momento melhor para chamar a
atenção para o papel crucial do esporte no desenvolvimento da autoconfiança das
meninas", diz Carolina Shih, gerente de Marketing da Always® no Brasil. “Vamos
convocar e unir os atletas olímpicos, os comitês olímpicos nacional e
internacional, e outras organizações, para dar início a uma mudança e inspirar
um mundo no qual cada menina sinta realmente que pode, sim, praticar esportes e
Continuar Jogando #TipoMenina!”.
A Always® convida todos a
participarem desse movimento. Vamos reescrever as regras e manter as meninas no
esporte. Prometa que você Continuará Jogando #TipoMenina e incentivará
outras meninas a fazerem o mesmo. Poste uma foto, faça um vídeo ou tuíte usando
a hashtag #TipoMenina para mostrar seu apoio e inspirar meninas do mundo todo a
continuarem Jogando.
Lançamento da
campanha no Brasil
Para provar que uma menina pode ser o que ela quiser
e jogar o esporte que escolher, Always® promoveu em São Paulo, no dia 28 de
junho, um campeonato de futsal feminino, disputado pelas youtubers Bruna
Vieira, Evelyn Regly, Flavia Pavanelli e Niina Secrets, que marcou o lançamento
da terceira fase da campanha #TipoMenina no Brasil.
O evento, gratuito e aberto ao
público, contou com a presença de 600 pessoas,
que torceram pelas youtubers, conheceram os dados da pesquisa inédita e
assistiram ao vídeo em primeira mão.
conclusões da Fase IV do
Estudo Confiança e Puberdade da Always®
·
Até os 17 anos, o final da puberdade, mais da metade das
meninas (53%) terá abandonado o esporte.
·
7 em 10 meninas que abandonam os esportes durante a
puberdade sentem que o esporte não é lugar para elas.
·
74% das meninas sentem que a sociedade não as encoraja a
praticar esportes
·
Dois dos principais benefícios de continuar no esporte são
o aumento da autoconfiança (52%) e o trabalho em equipe (38%).
·
Os principais desafios para as
meninas que continuam a praticar esportes são de que a maioria das pessoas
acreditam que as meninas são piores em esportes do que os rapazes (36%), a
falta de incentivo da participação esportiva por amigos / familiares (35%), e a
falta de respeito com as meninas nos esportes (30%)
Sobre o #TipoMenina da Always®
O movimento #TipoMenina da Always® está sendo
alimentado por milhões de meninas em todo o mundo que estão mudando o sentido
do termo #TipoMenina para dar a ele significados maravilhosos. Lançada em junho de 2014, a campanha #TipoMenina da Always® foi inspirada
na percepção de que o início da puberdade e a primeira menstruação
marcam o momento em que a autoconfiança das meninas está mais baixa e palavras
negativas podem contribuir para essa queda na autoconfiança.
A campanha
demonstrou o efeito profundo da expressão “Tipo menina” na autoconfiança das
meninas e inspirou um movimento que começou a mudar a percepção do público. De
acordo com a Fase II do Estudo Confiança e Puberdade da Always®, após
assistirem ao vídeo #TipoMenina, a maioria das pessoas (76% das mulheres na
faixa dos 16 a 24 anos e 59% dos homens) disse que o vídeo mudou sua visão
sobre a expressão “Tipo menina”.
Mas a campanha
não poderia parar por aí. Em 2015, um novo estudo da Always® revelou que 72%
das meninas sentem que a sociedade as limita quando lhes diz o que devem ou não
ser. E mais da metade das meninas sente que as limitações impostas pela
sociedade seriam iguais ou piores daqui a dez anos, mostrando falta de
esperança em uma mudança. A Always® não poderia aceitar isso e lançou a
campanha Unstoppable (Imparável) #TipoMenina para empoderar todas as meninas e
mostrar ao mundo que elas podem ser ou fazer tudo o que quiserem. Para mais
informações sobre o movimento #TipoMenina, visite www.alwaysbrasil.com.br.
Metodologia da Pesquisa
A Fase IV do Estudo Confiança e Puberdade da Always®
foi conduzida pela MSLGROUP Research com Painéis Online Research Now que
pesquisaram um total de 1.004 brasileiras entre 16 e 24 anos. A pesquisa foi
realizada entre janeiro e fevereiro de 2016.
* A Fase IV do Estudo Confiança e Puberdade
da Always® foi conduzida pela MSLGROUP Research com Painéis Research Now que
pesquisaram um total de 1.514 norte-americanos. Utilizou-se uma amostra
nacionalmente representativa de 1.006 mulheres com idade entre 16 e 24 anos e
508 homens com idade entre 16 e 24 anos. A pesquisa foi realizada no período de
30 de dezembro de 2015 a 7 de janeiro de 2016.
**A Fase III do Estudo Confiança e Puberdade da Always® foi conduzida
pela MSLGROUP Research com Painéis Research Now que pesquisaram um total de
1.800 norte-americanos (1.300 mulheres com idade entre 16 e 24 anos e 500
homens com idade entre 16 e 24 anos). Utilizou-se uma amostra nacionalmente
representativa de 1.000 mulheres e 500 homens, além de um grupo adicional de
150 afro-americanas e 150 hispano-americanas. A pesquisa foi realizada no
período de 30 de abril a 8 de maio de 2015.
*A Fase II do Estudo Confiança e Puberdade da Always® foi conduzida
pela MSLGROUP Research com Painéis Research Now que pesquisaram um total de
1.800 norte-americanos (1.300 mulheres com idade entre 16 e 49 anos e 500
homens com idade entre 16 e 49 anos). Utilizou-se uma amostra nacionalmente
representativa de 1.000 mulheres e 500 homens, além de um grupo adicional de
150 afro-americanas e 150 hispano-americanas. A pesquisa foi realizada no
período de 5 a 12 de dezembro de 2014.
Sobre Always
Always®, líder mundial em proteção feminina, oferece uma
vasta linha de absorventes, lenços umedecidos e protetores diários
desenvolvidos para se adaptar a diferentes tipos de corpos, volumes de fluxo e
preferências. A linha Always de produtos femininos é composta por Always
Infinity™, Always Ultra Thins, Always Maxis, Always Liners e Always Feminine
Wipes. Para mais informações, visite www.alwaysbrasil.com.br.
Sobre a Procter & Gamble
A P&G atende pessoas ao redor do
mundo por meio de um dos portfólios mais fortes de marcas líderes, confiáveis e
de qualidade, incluindo: Always®, Ambi Pur®, Ariel®, Bounty®, Charmin®, Crest®,
Dawn®, Downy®, Fairy®, Febreze®, Gain®, Gillette®, Head & Shoulders®, Lenor®,
Olay®, Oral-B®, Pampers®, Pantene®, SK-II®, Tide®, Vicks® e Whisper®. A
comunidade P&G possui operações em aproximadamente 70 países. Para as
últimas novidades e informações sobre a P&G e suas marcas, visite www.pg.com/pt_BR/.
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