Crianças e adolescentes também são as que mais
consomem outras bebidas industrializadas, como achocolato e leite aromatizado
Refrigerante
é a bebida industrializada com maior adesão entre crianças e adolescentes,
sendo consumida por 97% daqueles na faixa de 10 a 12 anos, segundo dados do
Estudo Geral dos Meios (EGM), da Ipsos Brasil. O consumo de outras bebidas
industrializadas, como achocolatado, leite aromatizado e sucos, segue a mesma
tendência, com maior incidência entre aqueles em idade escolar.
Os
dados fazem parte de levantamento feito pela Ipsos entre janeiro a dezembro de
2015, nas nove principais regiões metropolitanas do Brasil (São Paulo, Rio de
Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre, Salvador, Recife, Fortaleza e
Brasília), no qual foram entrevistadas mais de 36 mil pessoas acima de 10
anos.
Sucos
industrializados são o segundo item com maior nível de consumo, com adesão de
93% entre aqueles na faixa etária de 10 a 12 anos, seguido por achocolatado,
consumido por 86% dos entrevistados nessa faixa de idade. O produto com menor
índice de consumo é o leite aromatizado, mas ainda assim presente na dieta de
43% das crianças e adolescentes entre 10 e 12 anos.
Para
Diego Pagura, diretor de negócios da Ipsos Connect, unidade responsável pelo
estudo, “os dados refletem o comportamento social e são diretamente
proporcionais ao tamanho da oferta para consumo nas diferentes faixar etárias.”
Por outro lado, afirma o executivo, os números “mostram as oportunidades de
crescimento e ampliação do mercado num contexto que precisa de marcas próximas
dos consumidores e com posicionamento responsável”.
A
pesquisa também revela que o consumo dessas categorias diminui à medida que aumenta
a faixa etária, sendo menor entre adultos e idosos. No caso de refrigerantes,
contudo, apesar de queda, o consumo continua acima de 80% mesmo entre aqueles
com mais de 30 anos e acima de 70% entre os com mais de 40 anos.
As
bebidas industrializadas têm sido alvo de críticas pelo seu alto teor de açúcar
e pouca carga nutricional. Na última quarta-feira (22), as empresas de bebida
Ambev, Coca-Cola Brasil e Pepsico Brasil anunciaram um acordo conjunto que visa
a mudança na política de vendas, restringindo, a partir de agosto deste ano, a
comercialização dessas categorias para cantinas de escolas com crianças de até
12 anos ou com maioria até essa idade. De acordo com as empresas, o novo
portfólio incluirá apenas água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e
“bebidas lácteas que atendam a critérios nutricionais específicos”.
“O pronunciamento dessas grandes empresas reforça o compromisso das marcas com a missão de cuidado da saúde e educação da população, neste caso a brasileira, e mais importante ainda, de um público vulnerável como é o infantil, acompanhando movimentações do tipo que vemos em outras partes do globo. Acredito que há uma enorme oportunidade para a ampliação de oferta de produtos naturais, neste caso bebidas, para continuar estreitando o relacionamento entre marcas e pessoas”, aponta Pagura.
“O pronunciamento dessas grandes empresas reforça o compromisso das marcas com a missão de cuidado da saúde e educação da população, neste caso a brasileira, e mais importante ainda, de um público vulnerável como é o infantil, acompanhando movimentações do tipo que vemos em outras partes do globo. Acredito que há uma enorme oportunidade para a ampliação de oferta de produtos naturais, neste caso bebidas, para continuar estreitando o relacionamento entre marcas e pessoas”, aponta Pagura.
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