Segundo
relatório, 34% das mulheres costumam investir entre
R$ 101,00 e R$ 200,00 em cosméticos todos os meses
R$ 101,00 e R$ 200,00 em cosméticos todos os meses
A
Glambox realizou um estudo inédito com mais de 20 mil mulheres em todo o País
para compreender o comportamento em relação ao consumo de produtos de beleza. A
pesquisa foi realizada no último mês, levando em conta a base cadastral da
Glambox, e ouviu mulheres com idades entre 19 e 45 anos, de diversas cidades do
Brasil. De acordo com o levantamento, de toda a gama de produtos disponíveis no
mercado, 63% das mulheres preferem pagar mais caro em produtos para cabelo. O
segundo produto mais comprado é a base para uso facial como preferência de 55%
das consumidoras.
Produtos
de tratamento para o rosto aparecem em terceiro lugar, como opção de 42% das
mulheres. Os perfumes ficaram na quarta posição, com 40% das escolhas, seguido
pelo item maquiagem, com 29%. Na hora de adquirir um cosmético caro, os últimos
da lista são produtos de tratamento para o corpo (17%), esmaltes (16%), cremes
para o rosto (11%) e creme para os olhos (9%), respectivamente.
Ainda
de acordo com a pesquisa, a importância sobre cada produto também muda conforme
a idade da mulher. A partir dos 26 anos, por exemplo, elas passam a gastar mais
dinheiro em cosméticos para tratamento do rosto, como antirrugas e antissinais.
“A mulher tem uma preocupação constante com a beleza e com o bem-estar. E
nossas assinantes estão sempre procurando novos produtos. Ao oferecer a
possibilidade da experimentação, estamos ajudando a melhorar a autoestima das
consumidoras”, afirmou Fernando Leal, CEO da Glambox.
Principais
canais de compra
Para
77% do público feminino, os melhores lugares para adquirir cosméticos e
produtos de beleza são farmácias e drogarias. A preferência por este tipo de
local se dá em razão da agilidade e oportunidade de consultoria sobre os
produtos, oferecida pelas atendentes no ponto de venda. Pela facilidade de
encontrar a maioria dos produtos em um único local, as perfumarias aparecem em
segundo lugar, com 66% da preferência.
Comércio
eletrônico é a terceira opção entre elas, com 57%. Outros canais de compra que
também são procurados na hora da aquisição de algum cosmético são: revendedoras
(52%), lojas no exterior ou duty free (46%), supermercados (37%), salões de
beleza (32%) e, por último, sites de comércio eletrônico da própria marca
(31%).
Gasto
mensal com beleza
Segundo
o estudo, 34% das mulheres costumam gastar mensalmente entre R$ 101,00 e R$
200,00 com produtos de beleza. Já outros 27% das entrevistadas declararam
desembolsar um valor menor, entre R$ 51,00 e R$ 100,00. Por outro lado, 22%
afirmou investir valores que variam entre R$ 201,00 e R$ 500,00. Apenas 5% das
mulheres que participaram da pesquisa disseram gastar mais de R$ 501,00 com
cosméticos.
Na
avaliação por região, as consumidoras do estado de São Paulo são as com o maior
poder de compra do mercado de beleza nacional. De acordo com a pesquisa, das
mulheres que gastam em torno de R$ 201,00 a R$ 500,00 todos os meses com
produtos de beleza, 54% moram em São Paulo. O Rio de Janeiro ficou classificado
em segundo lugar: 23% do público fluminense da Glambox investe a mesma média
todos os meses. Em terceiro no ranking surgem as mulheres de Minas Gerais (9%),
seguido do Distrito Federal (7,5%) e Paraná (7%).
Mídias
e veículos
Quando
se trata de buscar detalhes técnicos e informações sobre lançamentos de
produtos, o público feminino prefere a internet. De acordo com a pesquisa, mais
de 54% das avaliadas buscam informações nos meios digitais. Ainda neste
universo, os blogs de moda feminina e especializados em beleza são os que mais
recebem audiência: 75% das mulheres disseram acessar este tipo de veículo para
buscar notícias.
Outros
meios de comunicação utilizados por elas na hora de se atualizar sobre as
novidades do mundo da beleza são os websites de cosméticos, com 54% da
preferência, seguido das revistas em terceiro lugar, como opção de 52% delas.
Outras fontes de informação levadas em consideração, respectivamente, são:
indicação de amigas (45%), site de marcas (32%), dermatologistas ou
especialistas (26%), perfumarias (23%), salões de beleza (21%) e sites de
revistas (19%).
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