Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Aplicativo para público LGBT auxilia no combate à homofobia






Plataforma colaborativa permite que usuários compartilhem locais e casos de discriminação

No último domingo (17), Dia Internacional do Combate à Homofobia, a presidenta Dilma Rousseff fez um pedido, por meio das redes sociais, para que a homofobia seja criminalizada. Para auxiliar nesse combate, o aplicativo GPSGAY oferece espaço para que os usuários façam postagens públicas caso sofram atos homofóbicos.

Além disso, o app, que forma um mapa colaborativo de locais gays e gay friendly, mostra as ONGs e entidades de defesa dos direitos humanos mais próximas de onde a pessoa está, para que possa procurar ajuda em casos de discriminação.

Para a fundadora do aplicativo, a designer gráfico Magdalena Rodriguez, ter a possibilidade de mostrar às outras pessoas onde há casos de homofobia é uma forma de evitá-la e combate-la. “No aplicativo também são publicados de forma permanente artigos que tem a ver com os direitos dos homossexuais e também divulgação de campanhas contra a homofobia”, explica ela. Caso ocorra um caso de preconceito em um dos locais cadastrados no aplicativo, os usuários podem fazer as queixas diretamente na página do estabelecimento e alterar sua avaliação do local, compartilhando o caso com a comunidade.

Para o futuro, a ideia é incorporar um espaço específico no aplicativo para cadastrar escritórios de advocacia que o oferecem defesa e aconselhamento em casos de discriminação para a comunidade LGBT.

Bruno Jean, cadastrado no aplicativo, considera o aplicativo completo e reservado para a comunidade LGBT. “Se quando mudei de cidade, há um ano, já existisse o aplicativo, minha mudança teria sido muito mais fácil”, declara.

Sobre o GPSGAY

Com mais de 200 mil usuários na América Latina, o aplicativo GPSGAY tem origem uruguaia e em abril foi lançado no Brasil para unir a comunidade LGBT. Ele reúne funcionalidades de redes sociais como Facebook, Foursquare, Amazon, Booking, Youtube em uma plataforma colaborativa. Por meio dele, é possível localizar outras pessoas cadastradas no aplicativo que têm os mesmo interesses de quem busca, além de encontrar hotéis, restaurantes, bares e outros estabelecimentos onde sejam totalmente bem-vindos.

Com foco em atender às necessidades mais voltadas ao bem-estar e ao estilo de vida do público LGBT e não aos encontros sexuais, também são disponibilizados, tanto pelo celular quanto pelo site, filmes, séries, notícias, artigos, todos com a ênfase na temática LGBT. O aplicativo é gratuito e compatível com iPhone e Android.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados