Pesquisar no Blog

terça-feira, 12 de maio de 2015

Bolsas e sapatos aumentam a chance de problemas na coluna



Diminuir o tamanho do salto e alternar os dias de uso são soluções simples para prevenir dores futuras
Por ser considerado um sinônimo de elegância, beleza e vaidade o salto alto faz parte do guarda-roupa de muitas mulheres. Enquanto algumas usam apenas em ocasiões especiais, outras optam pelo salto no dia a dia. No entanto, quando uma mulher usa um salto alto, o peso do corpo não fica distribuído de forma equilibrada, exercendo pressão adicional sobre as pontas dos pés, e isso pode trazer sérias consequências para a coluna.
 Segundo o ortopedista especialista em coluna Dr. Wallace Tumani, um dos motivos das possíveis lesões se dá pela mudança no jeito de andar. “Os ombros acabam indo para trás, e a cabeça para frente, e isso altera a angulação e prejudica o pescoço e a lombar”, explica.
Porém, para evitar as dores, a melhor solução é a correção da postura. “A postura incorreta pode agravar ainda mais a situação. Sentada ou em pé, a mulher precisa manter a postura correta, com as costas eretas. Isso faz toda a diferença”, alerta Wallace.
Mas, antes de pensar em se desfazer de todos os sapatos, é importante ressaltar que o salto não é o único vilão da história - as bolsas também são! Por isso, para amenizar os prejuízos da coluna causados por esses itens, o ortopedista recomenda a prática de exercícios diários. “Nos dias descanso, faça caminhadas e pratique esportes, pois os exercícios fazem com que os músculos não se atrofiem”.
Para finalizar, Dr. Wallace dá algumas dicas valiosas para as mulheres continuarem lindas sem prejudicar a saúde. “Alternar os dias que usa salto alto com sapatos mais baixos ajuda a reduzir as chances de ter problemas na coluna no futuro. Quanto as bolsas, o ideal é usar uma que tenha duas alças e que se adapte bem as costas”, finaliza.

Dr. Wallace Tumani - Ortopedista especialista em coluna e medicina esportiva. Membro da sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia e da sociedade brasileira de coluna e especializado em reabilitação das patologias da coluna através de exercícios

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados