Em
Seminário promovido pelo LIDE Mulher, a presidente da Johnson & Johnson
Consumo do Brasil, fala sobre como o aumento da participação de mulheres no
mercado de trabalho impacta o segmento de Higiene e Beleza
“Vaidades, mitos e verdades: por que as mulheres brasileiras
são nº 3 no mundo em consumo de cosméticos” foi tema do 1º Seminário Mulheres Líderes promovido pelo
LIDE – Grupo de
Líderes Empresariais e pelo LIDE MULHER, com a
participação da presidente da divisão de Consumo da Johnson & Johnson no
Brasil, Duda Kertész. O encontro aconteceu na noite desta
terça-feira, no auditório da Gocil, em São Paulo, e reuniu 130 pessoas.
“Hoje,
o Brasil é o terceiro mercado do mundo e já seríamos o segundo se não fosse a
desvalorização cambial dos últimos dois anos. Mas é previsto que ocupemos a
segunda posição em 2017”, diz Duda Kertész. “O curioso é que um país como a
Índia, que é mais populoso que o Brasil, levará 10 anos para chegar à posição
que hoje o Brasil já detém”, diz.
Um
dado que contribui para esta perspectiva é o aumento da mulher no mercado de
trabalho. “Em 17 anos a participação saltou de 39% para 60%. Esse crescimento impulsiona
o mercado da beleza. Antes, a mulher se conformava em ser objeto e hoje ela
quer ser sujeito. Participa do mercado de trabalho, tem independência e poder
de decisão de compra em 80% dos casos”, reforça Duda. “Em 38% dos lares a renda
delas é a principal da casa. Elas formam o nosso target principal e
temos pesquisas para identificar o que elas esperam dos produtos de higiene e
beleza”, esclareceu.
Duda
finalizou dizendo que a mulher busca o equilíbrio dos papeis que desempenha na
vida. “Como essa busca chega ao mercado da beleza? A diferença fundamental da
brasileira para as mulheres de mercados desenvolvidos é que assumimos que a
beleza é importante”.
Para
João Doria, presidente do LIDE, Duda Kertész é um exemplo do papel que hoje a mulher desempenha.
“Ela liderou uma transformação na Jonhson & Jonhson. A empresa tinha bons
resultados, bons produtos e era líder de mercado em diversas categorias. Porém,
com sensibilidade, ousadia e criatividade, a Duda estabeleceu novas plataformas
de marketing e aumentou o share de vários produtos. Um verdadeiro
exemplo de como fazer mais e melhor. De como não ficar acomodado com um cenário
confortável”, finalizou.
Este
Seminário Mulheres Líderes foi realizado com patrocínio de O BOTICÁRIO e apoio
de DM9, FUNDAÇÃO DOM CABRAL, GOCIL, MAGAZINE LUIZA e PRIME TOUR. São
fornecedores oficiais ECCAPLAN e LUMINUS LIFE. RÁDIO BANDEIRANTES e ROBB REPORT
são mídia partners.
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