Na mudança da rotina, acompanhar o filho até a porta da
escola e preparar o lanche juntos são alternativas que
ajudam na adaptação da criança, aponta especialista
O ingresso na
pré-escola é um marco no desenvolvimento da criança, pois exige adaptação a um
novo contexto social, educacional e emocional. Para os pais ou responsáveis,
esse início de ciclo representa um novo desafio: contar com a escola como
parceira para uma educação de qualidade.
Para
Ana Maria Damiani, coordenadora do curso de Pedagogia da Anhembi Morumbi,
integrante da rede internacional de universidades Laureate, é fundamental que
os pais avaliem o comportamento dos filhos com relação ao ambiente escolar. “Se
a criança estiver se adaptando estará feliz e terá bom rendimento, portanto, é
preciso atenção neste ponto. O baixo rendimento é um indicativo de que algo
está errado”, alerta.
No
entanto, a criança, pela primeira vez na escola, não tem muita noção do que vai
encontrar e confia na família para oferecer a segurança necessária. Para
contribuir com a melhor adaptação os pais ou responsáveis devem optar por
atitudes motivadoras.
Confira
as dicas para lidar com o início do período escolar listadas pela especialista:
Evite
ü
Pedir detalhes do primeiro dia de aula o tempo todo;
ü Prometer
presentes, passeios e mimos para criança que não quer voltar à escola. A
criança não deve receber nada em troca para frequentar a escola, pois isso é
uma necessidade social;
ü Atrasos. Os
horários de entrada e saída devem ser respeitados, rigorosamente, caso
contrário gera ansiedade, insegurança e receio de abandono;
ü
Não acompanhar a criança a escola.. Se os pais, por motivos
profissionais, não conseguem partilhar desse momento nos primeiros dias,
recomenda-se alguém de confiança da criança;
ü
Ficar preocupados demais e ansiosos pela volta da escola.
Essa atitude acaba passando insegurança para a criança;
ü
Atitudes
impacientes com o tempo da adaptação.
Cada criança é única, a inserção dela é progressiva e a adaptação escolar deve
ser respeitada;
ü
Não comente sobre comportamento de outras crianças na presença do
seu filho.
Atitudes motivadoras que
podem contribuir na fase de adaptação da criança
ü
No primeiro
dia de aula, chegue antes do horário
de entrada e faça um tour para conhecer o espaço escolar;
ü
Por duas ou
três semanas, leve-a até a porta da
escola, fique alguns minutos se possível na sala de aula;
ü
Explique o que é a escola, o que ele (a) irá aprender, sem
deixar dúvidas;
ü
Respeite o horário de entrada e saída da escola, só assim ela
vai aprender a dosar o tempo da escola e aguardar a chegada da família ou
responsável tranquilamente;
ü Incentive a
procurar sempre a professora para criar vínculos afetivos;
ü
Use palavras positivas, por exemplo, de que a
escola é um local de conhecimento e aprendizagem que ele (a) vai aprender
brincando e que todas as brincadeiras poderão ser compartilhadas com a família
e colegas;
ü
Autorize a criança levar algum objeto de conforto, vai ser
mais aconchegante e seguro nos primeiros momentos;
ü
Converse sobre seus sentimentos e rotinas, é importante a
criança saber o que esta acontecendo, esse comportamento a valoriza como pessoa
e promove sua autonomia;
ü
Compartilhe momentos no pré e pós-escola, escolha o uniforme,
prepare o lanche e combine de fazer alguma coisa prazerosa na volta da escola;
ü
Encare a nova rotina com segurança, conhecimento e
afetividade;
ü Participe de todos os eventos
que a escola propor. É uma maneira de estar atento aos acontecimentos.
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