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Enquanto no mundo,
dormir tempo suficiente foi o hábito saudável mais citado em pesquisa, no
Brasil ter uma rotina regular de higiene bucal aparece na frente de passar
tempo com a família, amigos ou animais de estimação e dormir
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Na, Índia, 100% das
pessoas dedicam-se aos cuidados bucais contra menos de quatro em cada dez
pessoas na China e na Indonésia
Quando
a GfK perguntou para consumidores do mundo todo quais atividades eles fazem
regularmente para manter sua saúde física, a principal resposta dos brasileiros
foi cuidar da higiene da boca (68%).. Nesse quesito, as mulheres brasileiras se
destacam – representam 73% contra 62% dos homens brasileiros.
Já
o resultado global da pesquisa realizada pela GfK em 23 países descobriu que
dormir o suficiente para manter a saúde física está em primeiro lugar entre os
hábitos saudáveis adotados, com 66%.
No
Brasil, a segunda atividade mais citada é passar tempo com a família, amigos ou
animais de estimação (67%), tópico que aparece na quinta posição no resultado
global, com 53%. Nesse item, as mulheres também permanecem na liderança com 74%
e os homens ficam com 60%.
A
adoção de um sono saudável aparece em terceiro lugar no Brasil, com 67%. As
mulheres também se preocupam mais que os homens em dormir um sono suficiente
para manter a saúde – são 72% contra 62% dos homens.
Assim
como a liderança feminina pode ser constatada nos principais temas citados
pelos brasileiros, é possível notar que a adoção desses mesmos hábitos
saudáveis aumenta com a idade. Entre 15 e 19 anos, pouco mais de 50% dizem se
dedicar a eles, enquanto entre as pessoas acima de 60 anos esse número supera
os 80%.
As mesmas atividades pelo mundo
Observando
o quanto estes comportamentos saudáveis dominam nos diversos países, a pesquisa
da GfK indica que o cuidado com a higiene bucal – quarta atividade adotada no
mundo com 54% – aparece com destaque na Índia (100%), Alemanha (71%) e Rússia e
Suécia (ambos com 68%).
Entre
os países em que as pessoas mais se dedicam a passar um tempo com a família,
amigos e pet, aparecem como líderes Argentina e Canadá, com 73%, Estados Unidos
e Alemanha, com 71%, e México, com 70%.
A
pesquisa mostra que a Indonésia (85%), Índia (77%) e China (73%) são os três
principais países onde os consumidores costumam dormir o suficiente para manter
a saúde física.
Curiosidades brasileiras
O
estudo indicou ainda a liderança do Brasil quando o assunto é o cuidado da pele
contra o sol. Consumidores brasileiros lideram o uso de protetor solar em nível
nacional (46%), seguido pelo Canadá e Coreia do Sul (ambos com 43%) e por
Austrália e Espanha (ambos com 42%).
O
Brasil também é destaque no uso de produtos de cuidados com a pele ou de
beleza/produtos de cuidados pessoais, com 47%, empatado com Estados Unidos.
Nesse item, são superados pelos líderes Rússia, com 60%, e Alemanha, com
55%.
A
decisão de fazer uma pausa da tecnologia ou se desconectar foi tomada por 28%
dos brasileiros. Os países líderes nesse quesito são Argentina e Estados Unidos
(ambos com 47%) e o mais apegado à tecnologia é a Índia, onde apenas 5%
declararam se desconectar em nome da sua saúde.
Resultado global
Os
dados globais indicam que, após a adoção de sono suficiente, a atividade mais
comum é comer alimentos saudáveis, nutritivos – 59% dos consumidores mundiais
fazem isso regularmente para manter a saúde física. Em terceiro lugar, está a
prática de exercícios físicos: 57% dos consumidores globais exercitam-se
regularmente para manter o bem-estar físico. E aí os homens ganham das
mulheres: 60% contra 54%.
No
Brasil, a preocupação com alimentação saudável está na quarta posição,
atingindo 63%, e a prática de exercícios físicos surge em quinto lugar, com
54%.
Sobre o estudo
Para a pesquisa, a GfK entrevistou mais de 28.000
consumidores com idades entre 15 anos ou mais em 23 países, online ou pessoal,
no verão de 2014. Os países incluídos foram Argentina, Austrália, Bélgica,
Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão,
México, Polônia, Rússia, África do Sul, Coreia do Sul, Espanha, Suécia,
Turquia, Reino Unido, Ucrânia e EUA.
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