Para Gabriel Rossi, especialista em marketing,
primeiros dias da nova gestão mostram equívocos em sequência para a imagem da
presidente
Dilma
Rousseff terminou seu primeiro mandato como presidente do Brasil com ações
animadoras. Parecia ter se convencido de que o País necessita de uma gestão
macroeconômica eficaz, casada com o desenvolvimento, e demonstrava estar
montando um time de ministros de primeira, com capacidade técnica para
colaborar com o segundo mandato. Lá se foram sete dias da nova gestão, e já é possível
listar 5 erros da mandatária para sua imagem, de acordo com avaliação do
especialista em marketing Gabriel Rossi.
“O
ponto mais gritante é a reprimenda que tornou-se pública no ministro do
Planejamento, Nelson Barbosa. A ação o desmoralizou perante colegas e
especialistas. Foi um sinal nada animador para quem entrou no governo agora. Aí
já são dois erros: sujeitar um ministro importante a isso e passar a imagem aos
demais de que não tolera iniciativas sem sua aprovação”, avalia Rossi, ao
lembrar que Barbosa teve de voltar atrás, via nota oficial, após anunciar que o
governo enviaria ao Congresso um novo modelo de reajuste do salário mínimo que
passaria valer a partir de 2016.
Em
seu discurso de posse Dilma já pisou na bola, segundo o especialista. “Ela não
fez mea culpa e não se preocupou em apontar problemas para em seguida
indicar soluções. Isso soa como arrogância”, diz.
“Houve
também outro erro: seu discurso foi fraco. Podemos enumerar frases de discursos
históricos. O dela passou despercebido pela maioria das pessoas. Faltou
entusiasmo. Começamos um novo período, e faltou um alento, até mesmo a quem
votou nela”, completa Rossi.
A
estada de Dilma na Bahia também não pegou bem. “A presidente tem todo direito a
férias, claro. Mas a ida ao estado baiano repercutiu mal. Ficou a imagem que
para ela o país está muito bem”, conta Rossi. “É diferente do que os
governadores mostraram em seus Estados. Em São Paulo, Geraldo Alckmin anunciou
a mesma medida já dita três ou quatro vezes, de corte de gastos. Mas sabe que
sua imagem está ligada a alguém que trabalha e se preocupa com o Estado”,
comenta Rossi.
Para
o especialista em marketing, é claro que a imagem de Dilma não será
estabelecida por este início de gestão. “Mas ela precisa mudar o rumo de suas
ações. O começo foi preocupante, não só para ela”, finaliza.
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