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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Com dados da FX Data Intelligence, SBVC evidencia queda no fluxo de visitas em shoppings e lojas físicas em 2020

Estudo apresenta o fluxo de consumidores nos centros de comércio do varejo brasileiro, apontando retração geral no país


Fluxo no comércio segue em baixa

O fluxo de consumidores no comércio do país está em baixa, conforme evidencia o mapeamento realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a FX Data Intelligence – especialista em visão computacional dirigida por IA, fornecendo insights estratégicos para o varejo. O estudo destaca o comparativo de desempenho em relação a 2020 e ao mês anterior, evidenciando os reflexos do fechamento do comércio durante alguns meses da pandemia da covid-19. Houve queda de 33% no faturamento dos shoppings, de R$ 192,8 bilhões em 2019 para R$ 128,8 bilhões em 2020, além da diminuição do fluxo de pessoas, que passou de 502 milhões de visitas ao mês em 2019 para 341 milhões em 2020. Ressalta-se também a retração de 9,5% na geração de empregos diretos.

Conhecer o volume do fluxo de visitantes em uma loja, seja ela de rua ou em shopping, e a variação percentual comparada ao mês e ano anterior pode evidenciar informações relevantes para a gestão do negócio. É o que apresenta o Mapeamento de Fluxo de Visitas em Shopping Centers e Lojas Físicas, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

A FX Data Intelligence, empresa especializada em monitoramento de fluxo para o varejo, mostra esses dados. O objetivo do monitoramento é proporcionar novas ideias aos lojistas a partir do mapeamento de fluxo dos consumidores e reforçar a importância desses números para, a partir deles, tomar uma decisão e definir a estratégia do negócio.

A pesquisa traz as nuances completas da quantidade dos visitantes em lojas físicas e shopping centers em 2020, destacando o comparativo de desempenho em relação a 2020 e ao mês anterior. A exemplo, por conta da pandemia da covid-19, o comércio permaneceu fechado em março de 2019 e começou a ser parcialmente reaberto em junho do mesmo ano, interrompendo o fluxo de movimento nesse período. O fechamento trouxe como consequência uma queda de 33% no faturamento dos shoppings, caindo de R$ 192,8 Bilhões em 2019 para R$ 128,8 bilhões em 2020.

Essa queda no faturamento evidentemente também fez com que o fluxo de pessoas diminuísse, indo de 502 milhões de visitas ao mês em 2019 para 341 em 2020, ocasionando retração de quase 9,5% na geração de empregos diretos.

“A queda na movimentação do varejo já era esperada, mas se observamos o contexto ao longo de 2020, percebemos que pouco a pouco começam a recuperar o fluxo perdido. Além disso, há a consolidação de novos canais de vendas, permitindo uma integração de canais completa pela primeira vez no cenário brasileiro” afirma Eduardo Terra, Presidente da SBVC. 

O fechamento do comércio em 2020, em especial dos shoppings, foi de maior impacto nos meses de abril (retração de 94,94% no fluxo de visitas) e maio (retração de 91,94%). Mesmo com as festividades de final de ano, o mês de dezembro apresentou ainda queda de 51,28% no fluxo de visitantes. O mapeamento mostra os dados divididos por regiões brasileiras – o Nordeste apresentou a menor queda em dezembro de 2020 em relação ao mesmo período de 2019 (40%). As regiões do Sudeste e Sul apontaram queda de 54,34% e 61,58% respectivamente. 

O estudo contempla a mensuração do fluxo de visitas em diversos segmentos de lojas, como departamento, drogaria, eletrônicos, moda, beleza e ótica – todos apresentaram retração, exceto um: home center. As pessoas passaram a ficar mais em suas casas e a se mudar para se adaptarem ao novo modelo de trabalho. Comparando os meses de dezembro de 2019 com o mesmo período de 2020, a categoria de home center teve aumento de 2,85%, além de ter conseguido se manter estável durante o ano todo.

O estudo realizado destrincha as particularidades de acordo com as regiões e os segmentos, informações específicas do mercado de shopping centers como faturamento, quantidade de centros comerciais, número de lojas, entre outros, proporcionando ao varejista uma análise setorial mais aprofundada.

“A pesquisa elaborada pela SBVC evidencia quão importantes esses números podem ser no cenário do varejo atual, e assim se conseguir trazer novas soluções aos clientes”, explica Flávia Pini, CEO da FX Data Intelligence.

O estudo está disponível na íntegra para download em nosso site: http://sbvc.com.br/ estudo-mapeamento-do-fluxo-de-visita-em-shopping-center-e-lojas-fisicas-do-brasil-2021

 

 


Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC)

www.sbvc.com.br

 

FX Data Intelligence

www.fxdata.com.br

 

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