Frederico
Burlamaqui aponta a chegada da vacina impactará aos poucos na retomada da
economia em 2021
A Organização para Cooperação e Desenvolvimento
Econômico (OCDE) reduziu a previsão de crescimento da economia mundial de 2,9%
para 2,4% para o ano de 2020, esse sendo o menor crescimento desde 2009. O
especialista em marketing e negócios, Frederico Burlamaqui, acredita que mesmo
com a chegada da vacina, a expectativa é que os negócios ainda sintam o baque
da pandemia por algum tempo. “A dica é adaptação. Entender o comportamento do
consumidor nesse momento, as estratégias de marketing durante a pandemia e
fazer uma gestão eficiente da empresa”, explica.
Segundo o especialista, a crise causada pela COVID-19 não terá
melhora até a conclusão da vacinação em massa. O consumidor manterá hábitos de
consumo da pandemia e fará ainda mais restrições de consumo por conta do
achatamento da renda e da inflação. Com as pessoas ainda em
casa, os produtos e serviços direcionados para comodidade, manutenção do lar e
adaptação da residência como estação de trabalho ainda terão um longo período
de crescimento.
“O delivery veio para ficar. O que era tendência,
virou urgência. Estar eficazmente na internet é requisito essencial
para o sucesso do negócio”, afirma. Mesmo para as empresas que trabalham com
serviços, a inserção no mundo digital é fundamental. “Buscar a transformação
digital do seu negócio, investir na tecnologia da empresa, criar meios online
para facilitar o dia a dia do seu consumidor é essencial para manter a empresa
ativa e com saúde financeira”, explica.
Segundo informações da Mobills, startup de gestão
de finanças pessoais, que analisou dados de mais de 160 mil usuários, entre os
meses de abril e junho, os gastos com os principais aplicativos de entrega de
comida (Rappi, Ifood e Uber Eats) cresceram 94,67% no período, ou seja, quase
dobraram na comparação entre janeiro e maio de 2019. “Alguns aplicativos cobram
taxas altas para vender seus produtos, então a dica é adaptar o produto para
que se torne competitivo onde as pessoas estão consumindo”, explica.
Mesmo em um período difícil, Burlamaqui indica
manter a mente sã e avaliar as necessidades da empresa. “Busque parceiros,
prestadores de serviço que possam ajudar a empresa a se adaptar à realidade. E,
principalmente, esteja muito bem alinhado com seus colaboradores, ofereça
treinamentos, ajuste os erros e incentive a participação deles nas soluções
para a empresa”, lembra.
Outra dica é cuidar da imagem da empresa. “Se
quiser dar sua opinião, seja ela sobre as decisões do ministério da
saúde ou políticas, prefira reservar elas para seu perfil
pessoal, com filtros de privacidade ativados. A empresa deve ser
apartidária, respeitando assim todos os seus consumidores e clientes”, alerta.
Frederico
Burlamaqui Marketing Estratégia
www.marketingestrategia.com.br
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