A startup vhsys
listou algumas ações que podem ajudar a sobrevivência do negócio durante os
meses de menor faturamento
Um dos maiores desafios para quem tem negócios
sazonais - produtos e serviços que apresentam maior demanda em determinados
períodos - é lidar com a chamada baixa temporada. E essa situação tem se
agravado ainda mais devido à pandemia. Para manter a saúde financeira mesmo
nesse período e em tempos tão atípicos, algumas das principais ações a serem
tomadas por esses negócios são diversificar e proporcionar experiências
diferenciadas, aponta a vhsys, empresa de tecnologia
que desenvolve um sistema de gestão empresarial descomplicado para micro e
pequenas empresas.
“Diversificar significa que o produto ou serviço
carro-chefe não deve ser a única fonte de renda do negócio. Apostar em outras
frentes, aquelas que passam despercebidas em outros momentos, ou buscar
produtos novos que estejam alinhados com o seu negócio, é uma importante ação
para que o negócio sazonal sobreviva ao longo de todo o ano. Já sobre a outra
importante ação é fundamental que seu negócio esteja atento às mudanças que
temos vivido e investir em atrações diferenciadas, como por exemplo, uma
experiência voltada para os clientes de baixa temporada”, explicou o CEO da vhsys,
Reginaldo Stocco.
Aliadas a essas práticas, a vhsys
listou 5 outras ações que negócios sazonais podem adotar para que consigam se
organizar financeiramente na baixa temporada.
Investimento em mídias sociais
Mais do que nunca, elas têm sido um dos
sustentáculos dos negócios, ainda mais na pandemia. E o investimento em mídias
sociais, como Instagram e Whatsapp, por exemplo, chega a ser até mais em conta
se comparado a outros meios. Vender por meio delas, o chamado social commerce,
e apostar em bons conteúdos são estratégias que mantêm sua marca na mente dos
potenciais clientes e também a torna capaz de atrair clientes em todos os
períodos do ano.
Delivery e drive-thru
Se o seu negócio ainda não faz delivery, é preciso
repensar e fazer, pois a distância e isolamento ainda são necessários. Caso não
haja suporte financeiro para isso, é possível redirecionar pessoas da própria
equipe para fazer esse serviço. Além disso, dar a oportunidade para o cliente
buscar em seu negócio ou com você, em horário determinado, o produto adquirido,
é também uma boa ação.
Atendimento personalizado
Esse atendimento é voltado para que cada cliente
tenha uma experiência personalizada, com suas solicitações atendidas de forma
individual. Para que isso ocorra, é preciso observar seu público e realizar uma
segmentação com mais detalhes para que se tenha um conhecimento mais
aprofundado de cada cliente. Como exemplo desse atendimento personalizado, é
possível implementar horários exclusivos para cada cliente, como os idosos, por
exemplo, além de oferecer ofertas especiais.
Criar uma tradição
Criar e estabelecer uma nova tradição para que os
clientes lembrem de seu negócio mesmo durante a baixa temporada é uma outra
opção. Exemplos disso seria a criação de um festival gastronômico ou uma
superpromoção sempre na mesma época, para que assim fique incorporado na cabeça
do cliente o que seu negócio proporciona anualmente no mesmo período.
Reavaliação de despesas
Além dessas práticas para adotar na sazonalidade
dos negócios, é necessário ter atenção com algumas despesas que podem ser
avaliadas durante esse período mais crítico, como o aluguel de espaços e
compras de materiais.
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