Foto: Bia Stein / MIS Experience
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Vida e legado do mestre italiano são destaques da atração, que
retomou visitação presencial com novidades e adaptações aos protocolos de
resposta à pandemia;
Museu está com preços especiais a
partir de R$ 5 até 28 de fevereiro
O MIS Experience está novamente aberto para visitas presenciais, e agora com preços reduzidos. Até o dia 28 deste mês os ingressos para a mostra Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia); já os ingressos para a recém-inaugurada instalação Mona Lisa Illusion, concebida dentro de todos os protocolos de enfrentamento à pandemia, custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). O período de quarta a sexta conta ainda com um combo especial - na compra de dois ingressos para qualquer uma das exposições, os visitantes receberão, como cortesia, duas entradas adicionais. Os ingressos devem ser adquiridos online, pois as bilheterias estão fechadas.
Às terças-feiras a visita a todas as
atrações do MIS Experience é gratuita e deve, igualmente, ser agendada online.
Ingressos para crianças com até 5 anos de idade são gratuitos todos os dias.
Confira dez destaques da exposição Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio
Totalmente adaptada ao novo momento de
enfrentamento da pandemia, a exposição ganhou seção de projeções redesenhada e
nova expografia. Com mais espaço para circulação e um percurso de fluxo
contínuo e sinalizado, em um único piso, o público será levado a uma viagem
completa pelo universo de Da Vinci em suas diversas frentes de trabalho e
criação, conhecendo toda a extensão de sua genialidade.
Os Segredos de Mona Lisa
Em 2007 o engenheiro francês Pascal Cotte revelou 25 segredos espetaculares sobre a Mona Lisa, como indícios de diversos esforços de restauração, além de alterações no aspecto dos pigmentos ao longo do tempo, entre outras observações. Após um amplo trabalho de análise técnica, Cotte demonstrou que o rosto de Mona Lisa como o conhecemos pode não ser realmente como Leonardo o imaginou originalmente. O rosto foi pintado, inicialmente, um pouco mais largo do que aparece hoje, com uma aparência diferente nos olhos, um sorriso mais marcado e expressivo e cílios e sobrancelhas.
Mas talvez a descoberta mais
impressionante da investigação de Cotte foi a de que a Mona Lisa não é, de
fato, Lisa Gherardini, esposa de Francesco del Giocondo. A imagem de Lisa
Gherardini é apenas o terceiro de quatro retratos sobrepostos: um esboço
inicial, de uma desconhecida, um segundo Retrato com Pérolas, representando uma
deusa, santa ou Madona, o retrato de Lisa Gherardini e a Mona Lisa que conhecemos
hoje. Empregando finas camadas de velaturas e pigmentos transparentes e
translúcidos, da Vinci transformou o Retrato de Lisa Gherardini, sem jamais
apagá-lo completamente.
A Última Ceia
O afresco – que está no refeitório do
Convento de Santa Maria delle Grazie, em Milão – captura a reação de cada um
dos doze apóstolos depois de Cristo anunciar que um deles o trairia. Foi a
primeira pintura a retratar os discípulos com emoções e ações humanas. A Última
Ceia de Da Vinci foi a primeira a retratar Judas sentado ao lado dos apóstolos,
não sozinho. Leonardo também quebrou a tradição ao pintar Jesus sem uma
auréola, e fazendo da janela às suas costas um halo natural.
Códices
Em seus cadernos, Da Vinci desenhou e
escreveu sobre geologia, gravidade, botânica, anatomia, zoologia, ótica e
aerodinâmica, entre outros assuntos. Após sua morte, seus cadernos foram
legados a seu aprendiz favorito, Francesco Melzi, que manteve a maioria deles a
salvo até sua própria morte, em 1579. Depois disso, muitas páginas foram
vendidas a colecionadores ou doadas. Em 1630, Pompeo Leoni, um escultor da
corte espanhola, obteve muitas das páginas remanescentes. Ele tentou
organizá-las por assunto – cada um dos novos livros criados por esse processo é
agora conhecido como códice. Talvez o aspecto mais curioso dos cadernos de
anotações de Da Vinci tenha sido sua “escrita espelhada”, começando pelo lado
direito da página e movendo-se para a esquerda. Ele usava a direção padrão, da
esquerda para a direita, apenas quando escrevia algo destinado a outras
pessoas.
Máquinas
Embora a maior parte das invenções de
Leonardo Da Vinci nunca tenha se concretizado, sabe-se, a partir de documentos
históricos, que Da Vinci contratou artesãos locais para construir algumas das
máquinas que ele projetou. Infelizmente, nenhum desses protótipos sobreviveu
até os dias atuais. Mas para a exposição Leonardo da Vinci – 500 Anos de um
Gênio, artesãos italianos construíram uma ampla gama de engenhosas máquinas
diretamente das páginas dos códices de Da Vinci, por meio de refinadas técnicas
de artesanato e materiais – entre os quais madeira, algodão, latão, ferro, lona
e cordas – que remontam ao século XV.
A Cidade Ideal
O plano ambicioso de Leonardo era criar
uma cidade cujas comunicações, serviços e saneamento de ponta garantissem que a
disseminação catastrófica de doenças nunca mais acontecesse. Leonardo criou
projetos de cidades multiníveis, com casas um nível acima das estradas, as
quais, por sua vez, estariam um nível acima da água. As ruas largas se cruzavam
em ângulo reto, as casas tinham vários andares, e havia canais navegáveis que
ligavam a cidade ao mar. A proposta era um sistema para o fluxo de mercadorias
independente do de ruas. Seu rascunho incrivelmente detalhado, embora nunca
tenha se concretizado, representa um feito notável da engenharia civil.
Máquinas Aéreas
Leonardo analisou o padrão de voo dos
pássaros e morcegos e estudou sua anatomia, pois acreditava que se os humanos
pudessem desenvolver e operar máquinas que copiassem seus movimentos, o sonho
de voar poderia virar realidade. A princípio, imaginou humanos voando
diretamente, manipulando “asas”. Alguns de seus projetos mostram o piloto
deitado de barriga para baixo, operando mecanismos conectados a asas, enquanto
outros o colocam entre grandes asas batendo, empurrando pedais com braços e
pernas. Ele também investigou a possibilidade do voo sem o movimento das asas,
estudando a velocidade do vento e inventando maneiras de usar as correntes de
ar para alcançar grandes altitudes. As ideias foram as precursoras dos
planadores, aviões, helicópteros e paraquedas modernos.
Escafandro
Foi durante a guerra entre a república
veneziana e o Império Otomano, liderado por turcos muçulmanos, conflito que
ameaçava o poder comercial de Veneza no Mar Mediterrâneo, que Da Vinci teve a
ideia de um possível ataque às embarcações turcas pelo fundo do mar. Registrado
no Códice Atlanticus, seu projeto de traje de mergulho incluía jaqueta e calças
de couro e uma máscara com visores para que o mergulhador conseguisse enxergar
embaixo d’água. Para que a pessoa conseguisse respirar regularmente, longos
tubos flexíveis que saíam da máscara iam até acima da linha da superfície da
água, atado a flutuadores que seriam feitos de cortiça e que, por isso, ficariam
boiando.
Ótica
Por volta de 1508, Da Vinci havia
desenvolvido um entendimento complexo do funcionamento dos olhos. Ele foi o
primeiro a perceber que o olho e sua pupila funcionavam como uma câmera – ou
seja, que uma imagem projetada na retina, na parte posterior do olho, era, na
verdade, invertida em comparação com a imagem original. Essa teoria não se
tornaria conhecida até ser publicada pelo astrônomo e matemático alemão
Johannes Kepler em 1604, quase cem anos depois.
Estudos de Anatomia
Verrocchio, mestre de Leonardo Da
Vinci, insistia que ele aprendesse anatomia para aplicá-la em sua arte, e por
isso o artista começou a trabalhar dissecando cadáveres em hospitais. Os
estudos de anatomia de Da Vinci o ajudaram a compreender a beleza das proporções
humanas e a maneira como os músculos e tendões funcionam quando um corpo está
em movimento. Ele desenhou centenas de imagens de pulmões, mesentério, trato
urinário e órgãos sexuais – foi o primeiro a retratar o formato em “duplo S” da
coluna vertebral e um dos primeiros a desenhar um feto dentro do útero, em uma
investigação profunda do “milagre da gravidez”.
Engenharia Militar
Da Vinci era um pacifista, mas, como
produto de seu ambiente, criou máquinas impressionantes de guerra a pedido de
seus ricos patronos. A Ponte Arqueada era uma das “pontes leves e fortes” que
Leonardo prometeu em uma carta ao duque de Milão, Ludovico “il Moro” e que
podiam ser construídas com materiais fáceis de encontrar e de carregar, como
pequenas toras ou cordas. Feita totalmente de madeira, sem uso de pregos,
amarras ou suportes, a proposta era uma construção rápida, para emergências,
porém, forte o suficiente para suportar o peso de um certo número de pessoas,
permitindo a passagem rápida e imprevisível de tropas sobre um rio,
contribuindo para o ‘fator surpresa’, fundamental para o sucesso de uma
batalha.
SERVIÇO
Leonardo Da Vinci – 500 anos de um
gênio
Data:
até 9 de maio de 2021
Local:
MIS Experience - Rua Vladimir Herzog, 75 - Água Branca - São Paulo
Formato:
Presencial
Classificação:
Livre
Visitação:
Terça a domingo, das 10h às 17h (tempo de permanência na exposição: 1h)
Ingressos:
www.mis-sp.org.br
Leonardo da Vinci
R$ 20 (inteira) e R$10 (meia)
quarta a domingo
De quarta a sexta, na compra de dois ingressos, os visitantes recebem quatro
entradas
Válido até 28/02/2021
Mona Lisa Illusion
Data:
até 9 de maio de 2021
Local:
Mezanino do MIS Experience - Rua Vladimir Herzog, 75 - Água Branca - São Paulo
Formato:
Presencial
Classificação:
Livre
Visitação: Terça
a domingo, das 10h às 16h (tempo de permanência na instalação: 20 minutos)
Ingressos:
www.mis-sp.org.br
Monalisa Illusion
R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
quarta a domingo
De quarta a sexta, na compra de dois ingressos, os visitantes recebem quatro
entradas
Válido até 28/02/2021
Sobre o MIS Experience
Construído em um galpão de 2 mil metros
quadrados e 10 metros de pé direito, o MIS Experience é o mais novo espaço do
Museu da Imagem e do Som (MIS) – instituição da Secretaria da Cultura e
Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – que traz para a cidade de
São Paulo um novo conceito de exposições culturais. O MIS Experience foi
inaugurado em 2 de novembro de 2019, com o objetivo de proporcionar a
realização de exposições multissensoriais que utilizem novas tecnologias,
levando o público a interagir de maneira diferente com artistas e suas obras de
arte. A abertura do espaço aconteceu com a exposição Leonardo da Vinci – 500
anos de um gênio, experiência que possibilita ao visitante conhecer a vida e o
legado de Da Vinci. A exposição foi um sucesso de público: recebeu cerca de 480
mil visitantes, teve mais de 85 mil visitações gratuitas e, a cada 15 minutos,
uma escola foi atendida pela equipe do Educativo. O investimento para a criação
do espaço, manutenção e montagem da exposição foi de R$ 8 milhões.
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