Especialista
indica que um bom alinhamento estratégico passa pela harmonia
A falta de
alinhamento estratégico atinge a maior parte das empresas, as vezes, algum
departamento, uma diretoria ou profissionais individualmente. Isso porque
alguém acredita, ou passa acreditar que trabalha numa empresa diferente dos
demais profissionais da mesma empresa. Mas por que isso acontece ? Porque em
algum momento a pessoa se perdeu na comunicação! O que foi alterado, o que foi
modificado no objetivo inicial passou despercebido ou de forma distorcida por
falta de entendimento, clareza, distanciamento ou até exclusão. Entender
equivocadamente acontece com todo mundo. A questão é manter a ignorância sobre
o que é correto por opção ou por falta do saber.
Vivemos um
momento em que o diálogo está raro e difícil. A polarização está em todos os
cantos Os ânimos estão alterados e nossas posições pessoais estão interferindo
no trabalho e no desempenho coletivo. Por isso, o professor de MBA da FGV e da
ESIC Internacional, Luciano Salamacha identificou que falta de alinhamento
acontece quando o diálogo nas empresas não é estimulado.
Salamacha
afirma que é urgente o momento de falar e de ouvir e orienta alguns passos para
fazer um bom alinhamento com os colegas de trabalho e chefia.
* Perceba o
seu isolamento. A falta de comunicação pode ter partido de você. As pessoas não
te ouvem mais é uma questão de causa e efeito. Talvez você tenha insistido em
uma mensagem que precisa se renovar, que não funciona como antes. Avalie se os
seus argumentos estão ultrapassados, se precisam de uma nova roupagem.
Lembre-se que o mundo está se renovando rapidamente.
* Entenda o
processo, os interesses e objetivos individuais. Para criar um novo
diálogo, uma nova roupagem na fala, é necessário comprender . Analise, estude,
experimente novas estratégias dessa comunicação.
*Mantenha a
harmonia acima de tudo. Quando há harmonia , há compreensão e as pessoas ficam
dispostas a ajudar. Quando há discórdia em nível de disputa ou pessoalidade, há
preconceito, julgamento e cada um julga a luz da própria história, do
conhecimento adquirido individualmente, do que acham certo e errado. Sua
mensagem poderá ser distorcida propositalmente para te prejudicar ou emperrar o
seu processo. Não alimente inimizades.
* Peça ajuda.
"Talvez eu precise de ajuda para me comunicar melhor”, “não quero criar
atrito”, “quero que entenda que minha intenção é me fazer entender e
compreender o que acontece com a empresa”. São frases que
transmitem humildade, que podem desarmar o receptor e colocar nos trilhos
um relacionamento ou situação que estava se desalinhando.
* Assuma
que a culpa é sua, quando for o caso. Quando a falta de alinhamento gera
desculpas todo mundo quer sair do foco. A palavra “Desculpas” – vem do latim,
DES significa afastar e é assim que acontece quando há uma crise.
Então, se a
comunicação está ruim assuma que você pode ter errado no caminho da
compreensão. E que isso pode ter gerado o dissabor, o desencontro.
* Elimine
os pré julgamentos equivocados . Deixe claro que não quer entrar em confronto.
Que a intenção é saber se se perdeu os objetivos iniciais e retomar.
*Escute. Se
desarme e coloque a bola no chão. Frases como “ Não quero questionar sua
posição “ e “ Quero ouvir “ , podem levar a verdade. Esteja
preparado para ela, se a verdade que ouvir, não for exatamente a que você
quer ou concorda. Não se precipite . Avalie com calma, reflita antes de
qualquer medida, divida com pessoas de confiança e mais experientes.
* Elimine a
ignorância do saber. Segundo o filósofo Jonh Rawls, para se alcançar o bem
comum ou a liberdade individual temos que tirar “véu da ignorância” da nossa
frente. Muitas vezes, o mantemos para nos autossabotar . Para o professor
Salamacha, o pior é manter a mentira. A verdade, por pior que seja, nos
liberta.
Luciano
Salamacha, que é consultor de grandes empresa no Brasil e no exterior,
especialista em estratégia, afirma: “bem alinhado o resultado vem, o prazer de
trabalhar se renova e novas oportunidades de relacionamento surgem podendo
melhorar a carreira. Não meça esforços em se alinhar com a vida . “
Luciano Salamacha - doutor em Administração e
mestre em Engenharia de Produção. Preside e integra conselhos de administração
de empresas brasileiras e multinacionais, Atua como consultor e palestrante
internacional. É professor da Fundação Getúlio Vargas em programas de
pós-graduação. Recebeu da FGV o prêmio de melhor professor em Estratégia de
Empresas nos MBA’s, por sete anos seguidos. É um dos raros professores que
fazem parte do “Quadro de Honra de Docentes”, da FGV Management. Também é
professor de mestrado e doutorado no Brasil, na Argentina e nos EUA. Salamacha
é coordenador de MBA de neurociências na ESIC Internacional, uma das mais importantes
escolas de negócios da Europa. Luciano Salamacha é autor de livros e artigos
científicos publicados no Brasil e no exterior. Foi pioneiro na América Latina
em pesquisas sobre neuroestratégia e neurociência aplicada ao mundo
empresarial.
Mais informações sobre Luciano Salamacha no site www.salamacha.com.br e no seu
canal www.dicadosalamacha.com.br.
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