Segundo o Anuário Brasileiro de Educação Básica
2019 divulgado nesta terça-feira (25), quase 40% dos docentes dos anos
finais do Ensino Fundamental não têm licenciatura ou complementação pedagógica
na área da disciplina em que atuam. Ou seja, um professor formado em história
dá aula de geografia, por exemplo. No Ensino Médio, esse número chega a cerca
de 30%.
Além disso a pesquisa mostra que o educador tem baixos
salários e grande dificuldade em ter progresso na carreira. Segundo Paulo
Moraes, diretor e autor do Sistema Anglo de Ensino, soma a isso a formação de educadores, que está totalmente em
descompasso com a escola exigida no século XXI. "Esse contexto é
importante para entendermos a evolução da educação no país, sabermos como
chegamos até aqui e para onde devemos ir", afirma Moraes.
Outros recortes da pesquisa:
- Alfabetização: apenas 14,1% das
crianças de famílias de baixa renda possuem nível suficiente de alfabetização;
enquanto as crianças de nível socioeconômico muito alto chegam a cerca de 84%.
- Evasão escolar: 1,5 milhão de
crianças e jovens entre 04 e 17 anos estão fora da escola.
- Ensino Fundamental: quase um quarto
dos estudantes termina a etapa com idade acima do esperado, com cerca de 16
anos.
Paulo Moraes - Diretor do Sistema Anglo de Ensino
, doutor e mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Além de
ser Bacharel e Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de
São Paulo, é professor da PUC-SP desde 1991, onde atua no departamento de
Ciências do Ambiente. Leciona nas áreas de Ciências do Ambiente e Educação
Ambiental. Moraes também é autor do Sistema Anglo de Ensino há 30 anos e membro
do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) e da Royal
Geographical Society (RGS).
Anglo de
Ensino
Nenhum comentário:
Postar um comentário