Crescimento das exportações foi de 132,15%
As
exportações das empresas do Projeto Brazil Games, uma parceria da Associação
Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames), com a Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), bateu novo
recorde em 2018. Ao todo, as 114 empresas participantes do Projeto exportaram
US$ 52,7 milhões de dólares, fruto da produção de jogos próprios e prestação de
serviços, artes, live opps, co-produções, consultoria, publishing, entre
outros. De 2017 para 2018, a exportação das participantes do Brazil Games
cresceu 132,15%, saltando de US$ 22,7 milhões para US$ 52,7 milhões.
Durante os
últimos quatro anos do Projeto de Exportação Brazil Games, o número de empresas
exportadoras cresceu 107%: de 2015 a 2018, o total saltou de 55 para 114
participantes. O volume de exportação apresentou um crescimento ainda mais
significativo, com 379% de aumento, no mesmo período: de US$ 11 milhões para
US$ 52,7 milhões. .
Segundo
Eliana Russi, gerente executiva do Brazil Games, as empresas associadas ao
projeto amadureceram muito nos últimos cinco anos, e ganharam experiência e
competitividade no mercado externo. O resultado foi o crescimento das exportações.
“O nosso trabalho de promover os jogos nos principais mercados de game
internacionais – como o americano, o europeu e o canadense – tem sido
fundamental para chegarmos nesse resultado,” comemora Eliana Russi. “O Brasil
hoje é reconhecido mundialmente como um player do mercado de games, conseguimos
isso devido à competência dos nossos empresários e ao apoio da Apex-Brasil.”
Esses
dados de exportação do Brasil Games serão anunciados, hoje, sexta-feira, na 7º Edição do BIG Festival, que acontece em São Paulo de 26 a 30 de
junho.
Expectativa
de crescimento
Na lista dos países com maior faturamento dentro da
indústria de jogos, a China, Estados Unidos e Japão ocupam as 3 primeiras
posições. O Brasil ocupa a 13ª posição, com faturamento de US$ 1,5 bilhão em
2018 e projeção de crescimento médio a taxas de 13,5% ao ano, portanto acima da
média mundial.
Na América Latina, o Brasil está atrás somente do México, com
US$ 1,6 bilhões de faturamento anual. Já quando se observa o número de
jogadores, o Brasil decola: são 75,7 milhões de pessoas ligadas em games. O
Brasil ocupa a quarta posição no ranking global de países em número de
consumidores de jogos. A divergência na posição ocupada pelo Brasil em termos
de números de consumidores e faturamento é um forte indicador do potencial de
crescimento da indústria de jogos digitais no país. O recente relatório de
tendências da PriceWaterhouseCoopers apoia esse indicador ao afirmar que a
indústria de jogos eletrônicos vai liderar o crescimento da Indústria Criativa
do Brasil, com 16,57% de crescimento acumulado no período de 2016 e 2021. Os
setores de Áudio e Cinema devem crescer, no mesmo período no Brasil, 8,03% e
6,82%, respectivamente. O setor de Jogos Eletrônicos será, portanto, a área
responsável por alavancar a Indústria Criativa no Brasil nos próximos três
anos.
Sobre o Brazil Games
O Projeto Setorial de Exportação Brazil Games é um programa sem
fins lucrativos, criado pela Abragames (Associação Brasileira das
Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos) em parceria com a Apex-Brasil (Agência
Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), com o objetivo de
fortalecer a indústria brasileira de jogos digitais, capacitando e criando
novas oportunidades de negócios para as empresas brasileiras no mercado internacional.
Sobre a Apex-Brasil:
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos
(Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior
e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para
atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em
setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas
brasileiras e do país.
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