Levantamento realizado pela
Cision ouviu 2 mil jornalistas de 10 países, incluindo o Brasil; 63% dos
entrevistados sentiram perda de confiança do público este ano
PRNewswire/ Apesar do crescente
número de desafios enfrentados pelos jornalistas – de fake news e
campanhas com informações erradas até redução de orçamentos de redações e
mudanças nos algoritmos das mídias sociais– o Relatório de Situação de Mídia
de 2019, realizado pela Cision - grupo ao qual pertence a PR Newswire -,
aponta algumas descobertas otimistas.
Dois mil jornalistas de 10 países,
incluindo o Brasil, participaram da pesquisa na qual, pelo segundo ano
consecutivo, os entrevistados relataram uma redução na desconfiança do público
em relação à mídia; 63% dos entrevistados sentiram perda de confiança do
público este ano, uma redução em comparação aos 71%, de 2018 e 91%, de 2017.
Para a presidente da PR Newswire
América Latina, Thaís Antoniolli, essa desconfiança vem, principalmente, em
função da disseminação de fake news por meio de redes sociais. "As
pessoas compartilham muita coisa sem checar a veracidade das informações",
comenta.
No entanto, embora as fake news
ainda sejam um problema, este ano elas não são os principais desafios do
jornalismo. Questões relacionadas às mídias e recursos sociais lideraram a
lista de problemas, especialmente nos Estados Unidos, Canadá e Reino
Unido.
"Entretanto, as notícias não
são tão ruins. Estamos encorajados para ver a redução continuada nas percepções
de desconfiança do público em relação à mídia. Confiança é o principal tema dos
resultados da pesquisa deste ano; de fato, ela parece estar atrelada ao futuro
da indústria por muitos anos. Contar uma história confiável, informativa e
relevante está sendo mais importante do que nunca, e os jornalistas estão
utilizando os dados do público para entender melhor quais histórias criam
movimento e rendimento e que os jornalistas devem buscar no ambiente da mídia
hoje", explica Kevin Akeroyd, CEO da Cision.
O relatório deste ano foi o maior
já realizado pela Cision em dez anos. Ele tem o objetivo de descobrir as
principais questões que a indústria de mídia global está enfrentando em 2019, e
como os profissionais de RP e comunicação podem trabalhar melhor com seus
colegas jornalistas.
Outras conclusões importantes do
relatório incluem:
- Para
os jornalistas, os três principais desafios globais são redes sociais e
influenciadores ultrapassando as mídias tradicionais, recursos limitados e
fake news (22%, 20% e 19%, respectivamente);
- Em
2018, a Cision perguntou para os entrevistados como o relacionamento
desses jornalistas com os profissionais de RP mudou ao longo dos anos, e
somente 9% haviam dito que essa relação tinha se tornado mais valorosa.
Este ano, o número saltou para 27%;
- Os
jornalistas continuam confiando cada vez mais nos dados para tomarem
decisões sobre as histórias que eles vão focar. 65% dos jornalistas
em nível global sentiram que métricas detalhadas do público, como
visualizações e envolvimento, mudaram os tipos de conteúdo que eles
publicam. 43% dos entrevistados focam principalmente em leitores ou
visualiza&c cedil;ões, 20% focam em envolvimento, e 15% focam no
impacto sobre os rendimentos;
- Os
profissionais de RP e comunicação são parceiros valorosos dos jornalistas,
especialmente neste turbulento ambiente de mídia. Entretanto, 75% dos
jornalistas afirmaram que menos de 25% das propostas que eles estão
recebendo são relevantes;
- As
mídias sociais são tanto mais quanto menos importantes do que nunca. Devido à natureza
volátil das mídias sociais em 2018, os jornalistas possuem sentimentos
cada vez mais complexos sobre a importância das mídias sociais. 38% dos
jornalistas entrevistados concordaram que a atualização dos algoritmos de
mídias sociais - como mudanças no Feed de Notícias do Facebook - será a
tecnologia mais importante com impacto em seu trabalho em 2019, que teve
um a umento no ano passado. Esse impacto nem sempre é positivo, já que os
jornalistas estão preocupados com a confiança das mídias sociais para a
publicação de conteúdo.
Para ler todo o Relatório de
Situação de Mídia da Cision de 2019, clique aqui.
Cision Ltd (NYSE: CISN)
www.cision.com e siga a Cision no Twitter @Cision
PR Newswire
Nenhum comentário:
Postar um comentário