sexta-feira, 28 de junho de 2019

4 a cada 10 educadores não têm formação para a discilpina que lecionam em sala de aula


 Especialista fala sobre a importância da formação dos professores para a educação de crianças e jovens nas escolas


Segundo o Anuário Brasileiro de Educação Básica 2019 divulgado nesta terça-feira (25), quase 40% dos docentes dos anos finais do Ensino Fundamental não têm licenciatura ou complementação pedagógica na área da disciplina em que atuam. Ou seja, um professor formado em história dá aula de geografia, por exemplo. No Ensino Médio, esse número chega a cerca de 30%.

Além disso a pesquisa mostra que o educador tem baixos salários e grande dificuldade em ter progresso na carreira. Segundo Paulo Moraes, diretor e autor do Sistema Anglo de Ensino, soma a isso a formação de educadores, que está totalmente em descompasso com a escola exigida no século XXI. "Esse contexto é importante para entendermos a evolução da educação no país, sabermos como chegamos até aqui e para onde devemos ir", afirma Moraes.


Outros recortes da pesquisa:

- Alfabetização: apenas 14,1% das crianças de famílias de baixa renda possuem nível suficiente de alfabetização; enquanto as crianças de nível socioeconômico muito alto chegam a cerca de 84%.

- Evasão escolar: 1,5 milhão de crianças e jovens entre 04 e 17 anos estão fora da escola.

- Ensino Fundamental: quase um quarto dos estudantes termina a etapa com idade acima do esperado, com cerca de 16 anos.




Paulo Moraes - Diretor do Sistema Anglo de Ensino , doutor e mestre em Geografia Física pela Universidade de São Paulo. Além de ser Bacharel e Licenciado em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é professor da PUC-SP desde 1991, onde atua no departamento de Ciências do Ambiente. Leciona nas áreas de Ciências do Ambiente e Educação Ambiental. Moraes também é autor do Sistema Anglo de Ensino há 30 anos e membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) e da Royal Geographical Society (RGS).



Anglo de Ensino


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