Como
profissional de tecnologia especializado no e-commerce, um dos grandes
problemas com o qual me deparo diariamente é o preconceito que a grande maioria
dos consumidores tem com relação ao e-mail marketing, aquelas mensagens
normalmente enviadas por empresas dos mais variados segmentos, que eu, você e
todo mundo que tem um endereço de e-mail normalmente recebemos.
Se você for
usuário recorrente da internet, fizer compras online e cadastros em sites
diversos para ter acesso a informações, então, a quantidade de mensagens na sua
caixa de entrada tende a ser cada vez maior. Infelizmente, é por conta do uso
indiscriminado dessa ferramenta tão poderosa que muitas pessoas acabam
configurando a caixa de entrada e direcionando esse tipo de comunicação direto
para uma caixa nomeada como spam.
Porém, como eu
disse antes, o e-mail marketing é uma ferramenta muito poderosa, especialmente
quando usada de maneira inteligente e sem excessos. A grande verdade é que
adotando boas práticas é possível fazer dela uma verdadeira ferramenta de
relacionamento com o consumidor e chegar a resultados impensáveis.
Que tal pensar
no assunto?
Uma prática
muito comum é, literalmente, bombardear os endereços de e-mail com ofertas.
Okay, muitas pessoas gostam de descontos e de comparar preços, mas receber
mensagens com o mesmo teor inúmeras vezes durante o dia pode não surtir o
efeito desejado. Como proceder, então?
Na verdade,
antes de tomar qualquer atitude, você precisa definir quem é o seu público.
Supondo que você tenha uma loja especializada em móveis para quartos de bebês,
você provavelmente não vai direcionar suas campanhas de e-mail marketing para
homens de 50 anos de idade. Vai, provavelmente, trabalhar com o público
feminino, na faixa etária entre 18 e 45 anos – talvez estendendo um pouco mais,
para os 50 ou 60 anos, pensando nas avós. É possível, também, que você trace
uma margem de acordo com os valores dos móveis que você comercializa e também
com o raio de entrega que você pode atingir.
Vamos supor que
você possa trabalhar com o Brasil inteiro. Também vai precisar pensar no tipo
de material que vai usar na confecção dos seus produtos, no transporte, no
tempo de entrega, no que é costume em cada região e, principalmente, nos nomes
que cada móvel tem em determinado estado a fim de adequar a linguagem da
comunicação.
Definido o
público, você passa a se preocupar com a interface visual do seu e-mail
marketing. Provavelmente, um especialista saberá lhe orientar quanto ao
posicionamento da logomarca, onde inserir os produtos, preços, botões de
“confira aqui”, etc. Dependendo do público com o qual você se comunica, seu
e-mail marketing será bem trabalhado com cores e informações ou então será mais
“clean”, com uma roupagem que ressalte bem as qualidades e atributos das
peças que você comercializa.
Além de tudo
isso, existe outro ponto de grande importância e que deve ser pensado. Será que
você deve enviar mensagens diárias aos seus clientes e potenciais consumidores
informando sobre os produtos da sua loja? Será que deve fazer intervalos
relacionados a esses envios? Será que os e-mails marketing só valem para
comunicar sobre ações promocionais? Ou será que eu posso criar uma relação de
proximidade com o meu cliente ao oferecer, por exemplo, dicas de decoração?
Será que não é
delicado enviar uma mensagem de felicitações no dia do aniversário do meu
cliente, desejando um excelente ano e oferecendo um cupom de descontos bem
bacana válido para aquele dia? Ou, de repente, mostrar a ele que aquele produto
pelo qual ele se interessou, mas acabou não comprando naquele momento, pode ser
dele, porque pode ser parcelado em diversas vezes ou porque pode ter um
desconto especial caso ele volte à loja virtual da sua marca?
Percebe como as
possibilidades de uso do e-mail marketing vão muito além do que o simples
bombardeio das caixas de entrada dos seus clientes ou potenciais clientes?
Fazer bom uso do e-mail marketing vai muito além do que simplesmente selecionar
um produto e informar que ele está com desconto. É levar conteúdo e possibilidades
ao consumidor. Oferecer a ele a possibilidade de se sentir compreendido pela
empresa e mais do que simplesmente um cifrão.
Fazendo o uso
correto e consciente dessa ferramenta que está em suas mãos você só tem a
ganhar. Vai elevar o ticket médio das vendas da sua empresa, aumentar o
faturamento mensal, reverter o índice de carrinhos de compras abandonados no
seu e-commerce. Mas, além de tudo isso – e principalmente - vai levar aos seus
clientes e a todas as pessoas que fazem parte do círculo de amizade e
proximidade deles, a imagem de uma empresa que sabe se relacionar e que se
preocupa com o consumidor. Algo válido e extremamente importante nos dias de
hoje. Pense nisso!
Felipe Rodrigues - especialista em tecnologia e e-commerce,
sócio-fundador da Enviou, empresa reconhecida por reunir uma
suíte de ferramentas que ajuda os e-commerces a vender mais e que conta
com uma plataforma especializada em e-mail marketing e recuperação de carrinhos
abandonados.
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