Recrutadores avaliam redes sociais dos selecionados
para traçar perfis pessoal e profissional, além do posicionamento público sobre
assuntos ligados à empresa
As redes sociais passaram a fazer parte dos
processos de seleção. Os recrutadores consideram a presença virtual dos
candidatos uma importante forma de avaliação do perfil buscado para aumentar a
assertividade nas escolhas. Para muitos especialistas, essa tendência veio para
ficar.
“Da mesma forma que procuramos emprego online,
cadastrando o currículo em sites de agências de emprego, as empresas também
avaliam a imagem dos candidatos na internet para conhece-los melhor” afirma
Rodrigo Ribeiro, consultor de carreira do CPS (Cedaspy Professional School),
rede de capacitação de jovens para o mercado de trabalho.
Para Ribeiro, as redes sociais se tornaram o cartão
de visita e complementam o currículo. “Tomar cuidado ao escolher as fotos de
perfil, de capa e ter bom senso ao postar imagens com bebidas alcóolicas e
cigarros da moda são essenciais para não passar ao recrutador uma imagem
negativa”, alerta o especialista. “Já fotos com parentes, em um ambiente
descontraído, demonstram positivamente os valores familiares”, completa.
Quem está empregado também deve tomar cuidado com
suas redes sociais porque é considerado, publicamente, um representante da
empresa. O recrutador associa o comportamento nas redes sociais à imagem da
companhia. Por isso, ao postar conteúdos negativos, polêmicos ou inadequados, o
funcionário ou candidato perde pontos nos processos seletivos internos e
externos. Segundo o consultor do CPS, é preciso chegar ao equilíbrio e evitar
assuntos controversos, como política e religião.
Por outro lado, as redes sociais podem trazer
benefícios para quem busca recolocação. Publicar projetos que geraram bons
resultados são percebidos de forma positiva pelo recrutador. O mesmo acontece
com o engajamento em causas humanitárias, projetos sociais, ONGs ou com
atividades pessoais positivas, como esportes, jardinagem etc.
Dicas do especialista
Prefira
- Ter amigos de verdade nas redes sociais. Não
adianta ter muitas conexões e não conhecer ninguém;
- Avaliar os impactos positivo e negativo que o
assunto pode gerar;
- Postar fotos em família, em cursos, praticando
esportes e em momentos de lazer.
Evite
- Muitas postagens em baladas, segurando bebidas
alcóolicas ou em roupas de banho;
- Superexposição (postar tudo o que está fazendo);
- Contar os dias para acabar a semana ou a chegada
de um feriado. Isso demonstra que seu foco está no dia de folga e não no
trabalho;
- Expor assuntos negativos ou sigilosos de empregos
anteriores ou de colegas de trabalho;
- Fazer comentários discriminatórios sobre raça,
gênero, religião, política etc;
- Falar mal de concorrentes ou reclamar
constantemente de marcas ou produtos.
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