Como a
transformação das estruturas corporativas levou a mudanças significativas na
carreira e na gestão de pessoas
Em
um passado não tão distante, com o advento da transformação das estruturas
organizacionais, a necessidade de substituição de chefes por líderes, a
priorização do profissional como ser humano, com suas motivações, qualidades,
potenciais e habilidades, são vistos cada dia mais no ambiente de trabalho.
Associado a isso, o desenvolvimento de pessoas passou a ser o tema da vez, e
com ele, o nascimento de profissionais e de empresas cada vez mais voltados a
essa direção e com objetivos cada vez mais claros.
No
Brasil, há um crescimento do tema, e o foco em carreiras movimentou cerca de
R$50 milhões de 2019 até o último ano. Para Leila Santos, coach de líderes e
empresas, o reflexo foi positivo. "Tive um crescimento que
alcançou em média 25% a mais do que em anos anteriores, no que diz respeito à
coaching e treinamentos para liderança".
Com
mais de 20 anos de experiência como líder de pessoas, e em empresas de grande
porte, Leila contextualiza que o que sempre a conectou com os desafios do público
foram as suas próprias experiências e sua maneira de conduzir por meio da
linguagem do mundo corporativo. "Minhas soluções aceleram a
curva de aprendizado porque estão baseadas na transferência para a prática,
utilizando ferramentas poderosas do desenvolvimento humano, tais como: perfil
comportamental, andragogia e neurociência aplicada ao desempenho",
comenta.
Afinal,
desde toda a transformação das últimas décadas, o fator humano se tornou a
chave do sucesso para qualquer organização. E, para o desenvolvimento das
lideranças, o único caminho se tornou o de potencializar os resultados através
das pessoas. Com isso, coaching, mentoria, programas de treinamento e
palestras, foram ganhando cada vez mais espaço e tornando-se a realidade da
nova geração de profissionais.
Mas,
o contrário também é verdadeiro, muitas pessoas têm buscado empresas que veem
valor em desenvolvimento de pessoas e que entregam isso através de planos de
carreira e treinamentos efetivos. "Através de programas individuais ou em
grupo, online ou presencial customizados para os desafios específicos
do contratante (profissional ou empresa), é que efetivamente podemos
apoiar empresas e pessoas em busca de desenvolvimento da carreira ou de
competências de liderança, e como profissional, tenho realizado esse trabalho
também em conjunto com empresas e RH’s, buscando o fortalecimento de suas
lideranças e desenvolvimento de tais competências, e ajudando-os a pensar nos
desafios futuros", explica Leila.
Mas afinal,
para quem é o desenvolvimento de pessoas? Para todos os profissionais que se
sentem aptos a buscar tal crescimento e evolução de carreira ou de competências
de liderança. E para atuar na evolução desses profissionais, seja
individualmente ou através das empresas, Leila comenta que é preciso estar
preparado, e muitas vezes, ter o suporte e parceria de consultorias maiores que
oferecem seus serviços de coaches, além dos anos de estudo e investimentos que
proporcionam notoriedade e Know-How no assunto.
Para as
pessoas que não sabem por onde começar um plano de ascensão e desenvolvimento
profissional, o método coaching pode entregar resultados de 3 a 6 meses, pois a
efetividade só se dá quando o profissional passa a transferência para a prática
do que se trabalha em cada sessão.
Segundo Leila,
a chave para um futuro próspero começa dentro de cada profissional e no olhar
das empresas para o valor humano que há nas organizações. “As pessoas e as
empresas que souberem atuar frente a esse desenvolvimento, serão muito
poderosas em breve, pois não há força de trabalho que suporte a pressão e a
rapidez das entregas atuais, sem esse olhar com foco na mudança de
cultura", ressalta.
Leila Santos - Coach de líderes e
empresas há mais de 20 anos, atende clientes com renome no mercado como Grupo
WLM, L’Occitane, Grupo Boticário, Sephora, Itaú, Biolab, Pfizer, Roche,
Astellas, Ache, AstraZeneca, Farmoquímica, Fitec, Pierre Fabre, Uni2, Gencos,
dentre outras. Atua com foco no cliente corporativo, sempre valorizando e
investindo em profissionais e empresas que já estão preparados para essa
mudança de cultura e mindset.
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