Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de março de 2023

Harmonização orofacial por dentistas abre caminhos para a logística da beleza

Cada vez mais os consultórios odontológicos estão sendo procurados por aqueles que buscam um equilíbrio no rosto. 

 

A expansão da odontologia como uma área da saúde humana capaz de elevar a autoestima e garantir o bem-estar de milhares de pessoas tem sido reforçada por marcas renomadas e líderes no mercado estético. E a quantidade de profissionais interessados nas novas soluções deixa clara a mudança de perfil dos cirurgiões dentistas.

Foi em janeiro de 2019, após uma Resolução do Conselho Federal de Odontologia (CFO), que a categoria profissional recebeu o respaldo necessário para atuar com a harmonização orofacial. Diante da legislação recente, ainda há quem prefira optar por um dermatologista para a realização de procedimentos estéticos. No entanto, cada vez mais os consultórios odontológicos estão sendo procurados por aqueles que buscam um equilíbrio no rosto.

Os procedimentos liberados para realização pelos cirurgiões dentistas são aplicação de toxina botulínica, procedimentos com preenchedores faciais, aplicação de agregados leucoplaquetários autólogos (como PRP, I-PRF, Alb-PRF/plasmagel), intradermoterapia, uso de bioestimuladores de colágeno; procedimentos de lipoplastia facial (química, física ou mecânica); procedimento cirúrgico de bichectomia e procedimento cirúrgico de lip lifting.

Com o novo cenário e o aumento dos investimentos no setor, também foram abertas portas para a ampliação de outro negócio: a chamada logística da beleza. Exemplo disso é a Temp Log, que hoje é responsável por 40% de toda movimentação de toxina botulínica, ácido hialurônico e hidroxiapatita de cálcio no País.

Hoje, a Temp Log realiza mais de 100 mil entregas, que incluem cargas frias e produtos especiais, que somam 24 toneladas ao ano. Desse total, 25% é enviado ao comprador em até 4 horas, enquanto 45% chega ao destino final em um dia útil. O prazo limite, para todo o Brasil, é de até três dias úteis.

Não à toa, a Temp Log é constantemente procurada pelas marcas do setor de beleza, que buscam agilidade e manutenção da qualidade no transporte dos produtos. Com vasta experiência no mercado, a operadora logística oferece os serviços de distribuição das substâncias e transporte de equipamentos utilizados durante a realização dos procedimentos. A armazenagem e o fracionamento também fazem parte do escopo de trabalho da Temp Log.

Além disso, a empresa é detentora das certificações necessárias para cumprir as exigências sanitárias dos órgãos reguladores quando se trata de produtos, que demandam uma operação logística especial, cuja prioridade é a manutenção da temperatura, por se tratarem de produtos termolábeis. Outras peculiaridades envolvendo a distribuição de mercadorias destinadas à realização de procedimentos, como a harmonização orofacial por dentistas, também estão no radar da Temp Log.

"Quem recebe essa mercadoria, às vezes, não é uma pessoa jurídica. Os cirurgiões dentistas recebem na própria residência, então muda ali o perfil de distribuição e isso acaba exigindo uma logística mais próxima, que tenha muita informação de cada trecho, oferecendo essa previsibilidade de entrega e também avisando sobre qualquer inconveniência que tenha no trajeto", explicou o diretor comercial da Temp Log, Ricardo Canteras.

A empresa entende que, como operadores logísticos, são responsáveis pela integridade do produto. Então é parte da sua responsabilidade garantir a manutenção da temperatura em todos os elos da cadeia, bem como monitorar cada etapa e informar ao cliente. Não adianta ter um serviço de entrega bom se não tiver informação do que foi entregue, para quem foi entregue, imagem do comprovante, detalhamento sobre o controle de temperatura em tempo real, entre outros dados que são importantes para que o cliente tenha segurança de que o medicamento se encontra em perfeito estado. 

 

Investimento em tecnologia é fundamental para rastrear entregas


Um dos focos da Temp Log, pelo menos, nos últimos 15 anos, é o investimento em tecnologia para dar informações de rastreabilidade de ponta a ponta e, também, para o consumidor final. A estratégia garante a segurança e a confiabilidade dos clientes, sobretudo, quando o contratante não tem muita familiaridade com o processo logístico. Entre as ferramentas desenvolvidas pela Temp Log estão um aplicativo móvel próprio utilizado para rastrear todos os trechos de cada entrega.
O aplicativo é conectado com o banco de dados do TMS (sistema de gerenciamento de transporte), disponibilizando em tempo real as informações para a Torre de Monitoramento tanto dos clientes, quanto dos colaboradores e gestores. Aliás, a Torre de Controle desenvolvida pela Temp Log é considerada um divisor de águas quando se trata de melhorar o desempenho das entregas e, consequentemente, a satisfação do cliente.

A tecnologia é uma central de integração que reúne as principais informações sobre cada operação de transporte de uma empresa. Em paralelo, são necessárias ainda outras medidas para o sucesso total das atividades. Outros investimentos feitos pela Temp Log foram a instalação de sistemas de automação no processo de fracionamento e expedição dos produtos, e ajustes nos fluxos, visando aumentar a eficiência das atividades internas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados