Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de março de 2023

Dia da Saúde e da Nutrição: saiba como o umami pode contribuir

Pexels
Nutricionista explica benefícios do glutamato para a saúde

 

O Dia Nacional da Saúde e da Nutrição, celebrado no dia 31 de março, surgiu com o objetivo de conscientizar e criar o debate entre as pessoas sobre a importância de ter uma alimentação equilibrada e nutritiva. 

Uma das formas de garantir uma vida saudável é por meio da dieta. “Os alimentos são compostos por nutrientes que agregam à saúde, como os aminoácidos, que são essenciais para nós", afirma a nutricionista do Comitê Umami, Marilia Zagato. Segundo a especialista, os aminoácidos auxiliam em diversas funções do corpo, como produção de hormônios e formação de estruturas internas (músculos) e externas (cabelos e unhas).

 Um dos aminoácidos naturalmente produzidos pelo organismo e presente em diversos alimentos é o ácido glutâmico, o glutamato. “Alguns exemplos ricos em glutamato são tomate, milho, batata, cogumelos secos, ovos, carnes, camarão e queijo parmesão”, destaca Marilia. 

Além da forma natural, o aminoácido glutamato também tem sua versão industrializada, que possui os mesmos princípios do original. Nesse caso, é chamado de glutamato monossódico (MSG) e pode ser usado como realçador de sabor em qualquer tipo de refeição. 

“A utilização do MSG, na proporção indicada, que é substituir o sal utilizado na receita por metade sal e metade MSG, pode reduzir até 37% do teor de sódio das preparações, sendo uma ótima opção para quem busca uma alimentação mais saudável, equilibrada e saborosa”, certifica a nutricionista. 

O glutamato e o MSG proporcionam diversos benefícios para a saúde e também são os responsáveis pela sensação do umami, o quinto gosto básico do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. 

“O umami é um dos primeiros gostos que sentimos, pois o glutamato é o aminoácido mais abundante no leite materno, auxiliando diretamente na saúde do bebê”, explica Marilia. Ela ainda comenta que, com o passar dos anos, perdemos um pouco do paladar. “Por isso é muito comum casos de idosos com perda de apetite”, completa. 

A nutricionista assegura que a inclusão de alimentos com gosto umami na dieta ou de MSG nas preparações, realça os sabores, o que contribui com a nutrição e consequentemente com a imunidade das pessoas mais velhas. O quinto gosto também promove o aumento da salivação e, por isso, é capaz de auxiliar na aceitação alimentar de pacientes em tratamentos contra o câncer, como radioterapia e quimioterapia. 

“Fazer refeições saudáveis é parte do processo de cuidar da saúde como um todo, por isso devemos optar por alimentos que saciam a fome, nutrem o corpo e proporcionam benefícios, como é o caso dos alimentos umami”, conclui a especialista.

 

UMAMI
www.portalumami.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados