Pesquisar no Blog

sexta-feira, 31 de março de 2023

Dia da Saúde e Nutrição: Dicas para fortalecer o sistema imunológico

Data reforça a importância e os impactos da boa nutrição na saúde e no bem-estar

Especialista, Dr. David Heber dá orientações importantes sobre qualidade de vida


Quando falamos em sistema imunológico, geralmente consideramos seu papel em combater um resfriado ou uma infecção. No entanto, existe uma conexão direta entre o sistema imunológico e a nutrição. “Em uma pessoa desnutrida, o sistema imunológico é ‘desligado’. Naquelas com sobrepeso ou obesas, torna-se hiperativo, levando à inflamação”, explica David Heber, presidente do Herbalife Nutrition Institute (HNI), que promove educação nutricional para o público e para a comunidade científica. 

 

O sistema imunológico é uma das formas mais eficazes de defesa contra as infecções virais e existem duas categorias de funções imunológicas no corpo: a imunidade inata, que impede as doenças de entrarem no corpo, e a imunidade adaptativa, que é desenvolvida ao longo da vida, combatendo ou impedindo o crescimento de patógenos no organismo de maneira mais específica, como vírus e bactérias.


 

Como a nutrição afeta o sistema imunológico

Existe uma conexão tangível entre o sistema imunológico e a nutrição, mas também há a influência de outros fatores. O que comemos, onde moramos, quando dormimos, como nos exercitamos e até mesmo com quem moramos provocam reações químicas que podem alterar nosso estado de saúde.

 

Também há o nosso microbioma, conjunto de microorganismos que nos protege contra os germes, faz a quebra dos alimentos para obter energia, além de produzir vitaminas vitais e fortalecer o nosso sistema imunológico. “A maior parte do sistema imunológico (cerca de 70%) está localizada próximo ao intestino, órgão que controla a ingestão de alimentos e como eles são utilizados pelo organismo. Por isso, é essencial que tenhamos uma dieta balanceada com vitaminas, minerais e nutrientes adequados para mantermos um estilo de vida saudável”, diz Heber.

 

Uma dieta balanceada precisa garantir uma ingestão nutricional ideal no nível celular. Por isso, certifique-se de que você está consumindo quantidades suficientes dos seguintes nutrientes indicados pelo Dr. David Heber:


 

1. Consuma proteínas saudáveis diariamente

Conhecidas por seu papel de construção do músculo, as proteínas também permitem que o corpo produza os anticorpos necessários para se defender contra bactérias e vírus invasores. Para obter níveis suficientes desse nutriente na dieta, faça escolhas saudáveis, como peixes, aves, carnes magras, alimentos à base de soja e laticínios com baixo teor de gordura.

 

2. Invista em vitaminas e fitonutrientes

As vitaminas A e C, bem como os fitonutrientes, são elementos-chave para o sistema imunológico. A vitamina C estimula nosso corpo a produzir anticorpos que combatem as doenças, por isso é essencial manter sua ingestão diária, uma vez que o organismo não a produz nem a armazena. Já a vitamina A apoia a saúde da pele, dos tecidos do trato digestivo e do sistema respiratório. E os fitonutrientes encontrados em vegetais e frutas reduzem o estresse oxidativo, um dos responsáveis por enfraquecer a capacidade de o corpo combater doenças. Vários fitonutrientes demonstram reduzir o risco de câncer e doenças cardiovasculares, combater a inflamação, diminuir a pressão arterial e melhorar a saúde geral do nosso sistema imunológico.

 

3. Concentre-se na saúde intestinal com probióticos e prebióticos

O sistema digestivo desempenha um papel central no apoio à função imunológica. O trato intestinal é a principal via de contato com o ambiente externo e contém microbiomas que auxiliam na digestão e na absorção de nutrientes. “Certos tipos de bactérias intestinais têm sido associados a benefícios como perda de peso, melhor digestão, pele mais saudável e, inclusive, a uma melhor função imunológica, embora as pesquisas nessas áreas não sejam conclusivas nem universalmente aplicáveis”, comenta Heber.

 

Estudos mostram que os probióticos (as "bactérias boas") são úteis na manutenção do sistema digestivo, e os prebióticos (fibras que o corpo humano não consegue digerir) servem como alimento para esses probióticos. Por isso, vale incluir mais fibras na dieta, inclusive com ajuda de suplementos, como o Fiber Concentrate Immune1, que a Herbalife acaba de lançar.

 

Trata-se de uma deliciosa bebida de fibras no sabor limão e mel, que também fornece vitamina C, zinco e selênio, a fim de contribuir para o bom funcionamento do intestino e ainda reforçar a imunidade.

 

O produto fornece 6,3 gramas de fibras prebióticas por porção de 30 ml e é fácil de preparar, além de versátil! Para preparar um copo (200 ml) da bebida de fibra, basta misturar 1 e ½ colher de sopa (15 ml) de Fiber Concentrate Immune em 185 ml de água fria ou quentinha. Também dá para adicionar o produto a chás, sucos, shots matinais ou mesmo usá-lo como calda em panquecas e waffles saudáveis, por exemplo. O produto chega pelo valor de R$ 178,00** (450 ml), sendo que o frasco rende 30 porções de 15 ml (R$ 6,00 por porção). Recomendação de uso: consumir duas vezes ao dia.

 

1Suplemento alimentar de fibras, vitamina C e minerais sabor limão e mel.

*Preço de catálogo aplicáveis ao Estado de São Paulo.


 

4. Aumente os ácidos graxos ômega-3

Os ácidos graxos ômega-3, como DHA e EPA, são gorduras essenciais e saudáveis encontradas em alimentos como sementes de chia e suplementos de óleo de peixe, que melhoram as funções das células imunológicas importantes para os sistemas inato e adaptativo que respondem às infecções. Seguir as diretrizes gerais da boa saúde – dieta balanceada, exercícios regulares – é a primeira linha de defesa e a melhor maneira de manter naturalmente seu sistema imunológico forte e saudável.

 

Dr. David Heber - Ph.D. em Fisiologia pela Universidade da Califórnia (UCLA) e mestre pela Harvard Medical School, Dr. David Heber é presidente do Herbalife Nutrition Institute (HNI), que promove educação nutricional para o público e para a comunidade científica. Possui mais de 250 artigos científicos e quatro livros publicados. Foi chefe fundador da Divisão de Nutrição Clínica da UCLA* e diretor fundador do Centro de Nutrição Humana da Universidade, onde também atuou como diretor do Center for Dietary Supplement Research e como professor emérito de Medicina e Saúde Pública. Há 28 anos, Dr. Heber se dedica em tratar a obesidade e entrou na lista dos Melhores Médicos dos Estados Unidos por vários anos, assim como na The Most Influential Scientific Minds (As Mentes Científicas Mais Influentes), da Reuters.

* Como política, a Universidade da Califórnia não endossa produtos ou serviços específicos


Herbalife Nutrition


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados