Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de março de 2023

Muito além da estética, as cirurgias íntimas femininas também solucionam problemas e garantem mais qualidade de vida e autoestima às mulheres

A cirurgiã plástica Dra. Thamy Motoki explica as opções e indicações desse tipo de procedimento que já é um dos mais procurados no Brasil 


Já não é segredo que o público brasileiro é um dos mais adeptos do mundo às cirurgias plásticas e procedimentos estéticos para melhorar a aparência, tratar algum defeitinho que incomoda ou corrigir imperfeições. 

São dezenas de tipos de intervenções cirúrgicas que existem hoje em dia e podem ser realizadas em diversas partes do corpo. Mas, nos últimos tempos, um procedimento que vem sendo muito procurado pelas mulheres é a chamada cirurgia íntima, realizada na região vaginal com a intenção de melhorar a aparência ou corrigir problemas que causam desconforto no dia a dia. 

Segundo dados divulgados pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, o Brasil é o país campeão em cirurgias íntimas femininas.

Mais do que trabalhar a autoestima da mulher, as intervenções estéticas na região íntima podem ajudar na qualidade de vida e solucionar alguns problemas que são pouco falados, como o excesso de gordura nos pequenos lábios e perda dos contornos devido ao avanço da idade. 

A ninfoplastia, também conhecida como labioplastia, é um dos procedimentos mais difundidos para tratar excessos dos pequenos lábios. “A lipoenxertia dos grandes lábios também é um procedimento utilizado para tratar as perdas dos contornos vaginais. Neste procedimento realizamos o aumento dos grandes lábios vaginais utilizando gordura retirada da própria paciente”, explica a cirurgiã plástica Dra. Thamy Motoki, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. 

Outra intervenção que pode ser realizada na região íntima é o tratamento para a zona suprapúbica (monte Vênus). Para reduzir o excesso de gordura no local e atrofia dos grandes lábios, a lipoaspiração ou harmonização vaginal são boas alternativas. “Um elevado número das pacientes que procuram pelo procedimento se queixam do crescimento exagerado dos pequenos lábios. Essa hipertrofia pode causar, além do incômodo estético, dificuldades para a depilação e até mesmo desconforto durante as relações sexuais”, pontua a médica. 

Segundo a Dra. Thamy, a chamada harmonização vaginal tem como objetivo oferecer uma estética proporcional, além de promover qualidade de vida e mais confiança no desempenho sexual da mulher.

Os tratamentos estéticos na parte íntima feminina são indicados apenas para maiores de 18 anos e que apresentem os quadros já mencionados. “A harmonização da região íntima abrange diversos procedimentos. Por isso, uma avaliação adequada do caso de cada paciente é muito importante, para que possa ser indicada a melhor opção”. 

Os cuidados no pós-operatório das cirurgias íntimas são tão importantes quanto em qualquer outro tipo de operação. Esforços físicos devem ser evitados e o tempo de recuperação pode variar de sete a 20 dias, a depender do procedimento realizado. “Também é essencial que após a intervenção a paciente evite usar roupas e lingeries apertadas, optando por tecidos de algodão. E no caso da ninfoplastia, as atividades sexuais devem ser suspensas por 30 dias”, detalha a cirurgiã.

O tempo de recuperação e retorno das atividades sexuais muda de acordo com cada tipo de procedimento, “Nos casos da lipoaspiração de região suprapúbica ou lipoenxertia dos grandes lábios, a recuperação é de 14 dias em média. Já na ninfoplastia, o período de convalescência é um pouco maior, de 20 a 30 dias”, explica a Dra. Thamy.

 Apesar de parecer um pouco invasivo, os procedimentos na região íntima não comprometem a lubrificação vaginal, “No geral, após o período de recuperação, a maioria das mulheres apresentam até uma melhora no desempenho sexual”, conclui a médica. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados