Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de março de 2023

Manter a saúde bucal pode ser a chave para evitar problemas de ereção, dizem especialistas

Segundo pesquisadores, as doenças periodontais são causadas pelo mesmo tipo de inflamação que provoca impotência

 

A disfunção erétil, também conhecida como impotência sexual, traz como sintomas a dificuldade em obter ou manter uma ereção, desinteresse sexual e dificuldade em manter uma ereção durante a relação sexual. 

A disfunção erétil pode ter diversas causas, incluindo fatores psicológicos (como ansiedade, depressão e estresse), problemas físicos (como doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e tabagismo) e efeitos colaterais de medicamentos. Mas você sabia que a saúde das suas gengivas pode ser uma das principais causas?

O motivo para esse aumento no risco seria a periodontite.
“A periodontite é uma doença inflamatória crônica que afeta os tecidos que sustentam os dentes e pode levar à perda óssea ao redor dos dentes.” explica a cirurgiã-dentista e especialista em periodontia Dra. Bruna Conde. 

Segundo os pesquisadores chineses, os problemas estão conectados porque ambas são causadas pelo mesmo tipo de inflamação que afeta os vasos sanguíneos. 

Acredita-se que a inflamação crônica associada à periodontite possa afetar a função endotelial e prejudicar a circulação sanguínea, incluindo a circulação sanguínea para o pênis. A disfunção endotelial é um problema que afeta a capacidade dos vasos sanguíneos de relaxar e se dilatar, o que pode afetar a função erétil. 

A Dra. Bruna Conde comenta também que, além disso, alguns estudos mostram que bactérias orais associadas à periodontite podem entrar na corrente sanguínea e afetar a função erétil. As bactérias orais podem causar inflamação em todo o corpo e aumentar o risco de doenças cardiovasculares, que também podem afetar a função erétil. 

Segundo a pesquisa, quadros de periodontite e impotência sexual são causados pelo mesmo tipo de inflamação nos vasos sanguíneos: um aumento no nível da proteína C-reativa (CRP, na sigla em inglês) no organismo. A substância é produzida no fígado e indica a ocorrência de processos inflamatórios. 

A CRP também encontra-se elevada em homens com doença cardíaca, o que segure que os danos são causados inicialmente aos vasos sanguíneos menores, como os encontrados no pênis e na boca, antes de afetar as artérias maiores.
 

Higiene bucal e a disfunção erétil

A Universidade de Jinan na China revisou cinco estudos com mais de 200.000 homens, que mostraram que a periodontite aumenta em 2,85 vezes a probabilidade de disfunção erétil. Pesquisas anteriores também indicam que a má higiene bucal pode afetar a saúde sexual. Em 2016, cientistas turcos descobriram que homens com disfunção erétil tinham três vezes mais chances de desenvolver doença periodontal. À medida que os dentes apodrecem, o sistema imunológico ataca patógenos, permitindo que bactérias entrem na corrente sanguínea e danifiquem o fluxo sanguíneo. 

Conforme a British Dental Health Foundation, 4 em cada 5 homens com disfunção erétil severa têm doença periodontal. A periodontite tem sido associada a outras doenças, como diabetes, AVC e doenças cardíacas.
 

Escovar os dentes pode ser um fator que evite esses problemas?

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, quase todos os adultos (homens e mulheres) apresentam algum grau de dano gengival que pode se agravar e se tornar um problema de saúde, caso não seja tratado. A doença tem sido associada a outros problemas de saúde, como diabetes, acidente vascular cerebral (AVC) e doenças cardíacas. 

“A orientação é que além de manter uma boa higiene, visite o Periodontista pelo menos 2x ao ano, pois é o dentista especialista que trata doenças gengivais. É importante lembrar que a disfunção erétil pode ter diversas causas, e o tratamento adequado deve multidisciplinar e recomendado por profissionais de saúde.” Finaliza a Dra. Bruna Conde. 


Dra. Bruna Conde - Cirurgiã-Dentista.
CRO SP 102038


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados