Estudo da Kantar IBOPE Media mostra os principais movimentos da publicidade em 2022
Em 2022, as
marcas investiram cerca de R$ 74,1 bilhões em compra de mídia nos espaços
publicitários brasileiros, uma variação positiva de 7% em comparação a 2021.
Para saber como esse montante foi distribuído na prática, a Kantar IBOPE Media
– divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia – preparou o relatório
Inside Advertising, que chega à sua 3ª edição em 2023.
Entre os setores
que mais investiram em 2022, o Turismo apresentou o maior
crescimento por conta da reabertura das atividades de entretenimento – um salto
de 50%. A alta foi impulsionada, principalmente, por Eventos Culturais (+197%),
Viagens (+57%) e Hotéis (+36%). O segmento é seguido pelas indústrias Automotiva
(+33%) e de Bebidas (+31%), destaques que também apontam para o reflexo da
reabertura econômica e maior movimentação das pessoas na disposição das marcas
em investir.
Além disso, os
dados mostram que o aumento do investimento não se apoia apenas no repasse de
inflação nas tabelas de preços, mas também na maior veiculação de peças e maior
ocupação dos inventários. A ocupação dos espaços publicitários cresceu mais de
10% tanto nos canais digitais como OOH, Rádio e sobretudo o Cinema, que se
recupera dos fechamentos de 2020/2021.
“2022 foi um ano ainda atípico,
de transição entre as restrições e a normalidade. Neste cenário, um aumento
ainda que mais moderado, tanto no investimento como na ocupação dos inventários
é uma sinalização positiva para todo o mercado, indicando a disposição das
marcas e oportunidades de negócio”, diz Paula Carvalho, Diretora Comercial para
Media Owners da Kantar IBOPE Media.
Ainda sobre disposição das
marcas, o monitoramento apontou que as marcas mais valiosas do Brasil, segundo
o Brand Z 2022, tiveram em comum o fato de usarem vários pontos de contato para
entregar suas mensagens. Em média, adotaram 6,5 meios para veicular
publicidade. Metade delas, inclusive, usou todos os sete meios: cinema,
internet, jornal, OOH, rádio, revista e TV.
Em relação às
praças, Brasília (16%), São Paulo (15%), Campinas (11%) e Belo Horizonte (10%)
foram as cidades que apresentaram o maior crescimento em investimento
publicitário de 2021 para 2022.
Os dados
apresentados pela Kantar IBOPE Media são calculados a partir de uma metodologia
proprietária e acordada com o mercado local. Com o registro das inserções publicitárias exibidas nos
principais meios e veículos de comunicação e do preço de tabela de venda, antes
de qualquer redução ou desconto negociados, chega-se a uma estimativa do
investimento destinado para a compra de espaço por setores, anunciantes e
marcas.
A cobertura do Inside
Advertising monitorou sete meios: cinema, internet, jornal, OOH, rádio, revista
e TV (aberta e por assinatura).
www.kantaribopemedia.com
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