Uma jornada é construída por várias macro etapas
que se conectam umas com as outras criando uma espécie de caminho a ser
percorrido. Caminho esse que é recheado de pontos de contato entre
colaboradores e empresa e que, até pouco tempo atrás, as organizações viam
pouco ou nenhum valor agregado. Tratando-os apenas como um processo de trabalho
rotineiro.
Mas os tempos estão mudando e com isso, as empresas
estão percebendo a importante de se criar processos de trabalho mais fluidos e
ambientes que favoreçam o aprendizado e melhorem o desempenho individual e
coletivo. Pois está cada vez mais claro o quanto isso tem de impacto nos
resultados de negócio.
Mas eu gostaria de tratar aqui de algo que vai além
do que criar ambientes de trabalho interessantes ou contratar ferramentas de
automatização de processos e tarefas rotineiras. Para se construir uma jornada
interessante para o colaborador, é necessário construir uma relação com ele.
Sim, você leu direitinho. Criar uma relação de
confiança tal qual se deseja e investe-se tanto nisso com o ciente. Relação
essa que vai permear todas as etapas da jornada que o colaborador passará em
sua organização, quase que de forma cíclica. E gerenciar esse ciclo é
MANDATÓRIO para quem trabalha com experiência do colaborador.
E essa relação de confiança passa pela construção
de processos fluidos, clareza de metas e objetivos de longo prazo e também pela
conexão com propósito individual e organizacional.
E nesse contexto todo, um dos personagens
principais é a liderança. Pois é por meio dela que boa parte da gestão do
relacionamento com o colaborador acontece. Construir uma liderança engajada
como negócio e comprometida com o desenvolvimento do time é um dos primeiros
desafios de EX para construir as bases de uma boa relação. É a partir daqui que
o relacionamento entre empregador e empregado começa a tomar forma de ciclo
virtuoso com impactos positivos para o colaborador, empresa e clientes.
Thiago Tadeu Castro Matos -
Especialista em design de experiência, consultor de recursos humanos, mentor e
escritor do livro: Jornada do Colaborador. Sete passos para elevar a
experiência do colaborador.
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