Consumidores já
fazem pesquisas de preço e se mobilizam para realizar compras no período.
Empreendedor precisa estar atento ao estoque, canais de venda e formas de
entrega
A Black Friday, que acontece no próximo dia 25 de
novembro, já se consagrou como a data de maior movimentação do varejo, no
Brasil. Para se ter ideia, em 2021, somente com vendas online, as vendas nesse
período movimentaram R$ 4,2 bilhões, com ticket médio de R$ 753. Para este ano,
as expectativas são ainda melhores, pois em novembro tem início a Copa do
Mundo, é efetuado o pagamento da primeira parcela do 13º salário e começam as
compras para as confraternizações de fim de ano.
De acordo com a pesquisa Behup sobre consumo,
referente ao 2º semestre 2022, feita no último mês de maio, metade dos
entrevistados (50%) já pretendiam comprar algum item na Black Friday. De
olho nesse movimento, os donos de micro e pequenos negócios já podem se
preparar para as ações de marketing, publicidade e canais de venda. Alguns
segmentos do varejo são historicamente potencializados na Black Friday, são
eles: roupas e acessórios, eletrônicos, alimentos e bebidas, supermercados,
calçados e brindes.
Outro ponto de atenção para os empreendedores que
pretendem vender mais na data são os canais de venda disponíveis e a agilidade
da entrega. “A opção de comprar o produto online na Black Friday é
indispensável para quem busca melhorar os resultados”, recomenda o coordenador
de competitividade do Sebrae Ivan Tonet.
Segundo o especialista, os negócios precisam estar
atentos aos diversos aplicativos em que seu produto pode ser vendido e
apresentado ao consumidor. “Temos ferramentas de marketplace que facilitam
bastante, como Magalu, Mercado Livre, Americanas e Amazon. Para quem ainda não
entrou nesse universo, recomendo que acesse os cursos do Sebrae e comece
imediatamente”, diz Tonet. As redes sociais permanecem sendo um excelente canal
de vendas para a Black Friday.
É fundamental realizar, com antecedência, uma
checagem nos estoques para estimar as vendas e certificar que haverá
disponibilidade dos produtos com mais saída. “Se o consumidor já está pensando
em comprar, o empreendedor também precisa se antecipar e garantir que fará as
vendas”, alerta Tonet. Nesse momento, é importante verificar as opções de
entrega desses produtos que são vendidos online. “O prazo para entrega é um
fator determinante para a fidelização e o encantamento desse cliente”, completa
o analista do Sebrae.
Confira alguns cursos
oferecidos gratuitamente pelo Sebrae:
Como
vender mais com marketplace
Capacitação feita
pelo Sebrae em parceria com a Magalu
Markerting
digital – Área Comercial
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