- Segundo o estudo Digital AdSpend Brasil, o investimento em
anúncios digitais na primeira metade de 2022 cresceu 12% em comparação ao
mesmo período de 2021;
O IAB Brasil, associação que representa o mercado de publicidade digital no País, em parceria com a Kantar IBOPE Media, lança a mais nova edição do Digital AdSpend Brasil, relativo aos investimentos em mídia digital no primeiro semestre deste ano. De janeiro a junho de 2022, a publicidade digital registra um crescimento de 12% em relação ao mesmo período do ano passado, atingindo R$ 14,7 bilhões.
O estudo aponta que mais da metade do total do investimento em publicidade digital no primeiro semestre deste ano se destinou às plataformas de mídias sociais (52%), search (29%) e publishers e verticais (18%). Quanto aos formatos, 36% dos investimentos foram direcionados a imagens (formatos estáticos e animados como banners ads, posts, gifs e etc.), 35% a vídeos e 29% a search (sites de busca).
Sobre a expectativa de investimentos para o ano todo de 2022, 81% das agências e anunciantes questionados pelo IAB Brasil sinalizaram que os aportes devem aumentar neste período, enquanto 10% devem diminuir seus investimentos e 8% pretendem manter os mesmos valores.
“Se
analisarmos os investimentos em publicidade digital nos dois últimos anos,
observa-se que o segundo semestre concentra uma fatia maior do investimento
anual, impulsionada por datas significativas para o varejo como Black Friday e
Natal, ainda mais neste ano com a Copa do Mundo”, pontua Cris Camargo, CEO do
IAB Brasil.
Rankings de setores
O
Digital AdSpend 2022 indica também que três setores concentraram mais da metade
da verba em publicidade digital no 1S22: comércio (25% do total de
investimentos), serviços (24%) e mídia (7%). E no top 5, além dos setores já
citados, completam os de eletrônicos (7%) e o financeiro (6%) -- este último,
que no primeiro semestre de 2021 figurava em terceiro lugar, ainda se mantém
entre os cinco principais no ranking.
Juntos, os cinco setores representam 68% dos aportes em digital no período.
Somados, os demais setores representam 32% do total de investimento em publicidade digital no período -- entre eles, cultura, lazer, esporte e turismo; imobiliário, higiene pessoal e beleza; alimentos; vestuário e acessórios; bebidas; automotivo; farmacêutico; administração pública e social; minas e energia; casa e decoração; construção e acabamento; higiene doméstica; industrial; pet; agropecuária; brinquedos; escritório e papelaria; jogos e apostas e multissetorial.
Oito
dos top 15 setores cresceram dois dígitos no primeiro semestre de 2022 no
investimento em publicidade digital, ante o mesmo período no ano passado:
bebidas (76%), mídia (62%), alimentos (50%), vestuário (39%), eletrônicos e
informática (23%), beleza (20%), comércio (16%), turismo (14%) e serviços (8%).
E destes 15, seis apresentaram um recuo negativo neste tipo de aporte:
administração pública (-1%), farmacêutico (-6%), automotivo (-8%), financeiro
(-10%), telecomunicações (-24%) e imobiliário (-68%).
Alta participação do digital
No primeiro semestre deste ano, o digital recebeu mais de 50% das verbas totais de mídia de nove setores: brinquedos (91%), escritório e papelaria (80%), agropecuária (78%), bebidas (60%), higiene doméstica (58%), mídia (57%), alimentos (56%), minas e energia (54%) e casa e decoração (53%). Já oito setores que investiram entre 30% e 50% de sua verba total de mídia em digital foram: pet (49%), construção (48%), vestuário (39%), eletrônicos e informática (37%), beleza (36%), comércio (35%), turismo (35%), bens e serviços industriais (32%) e serviços (30%).
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aqui
para acessar o estudo completo Digital AdSpend Brasil - Primeiro Semestre de
2022.
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