Música, eSports,
Programas ao vivo, Filmes & Séries e Trejeitos do Twitter são os assuntos
mais relevantes na plataforma para a Gen Z
É bem provável que você já tenha se deparado com
algum Tweet explicando "como não ser cringe" e oferecendo dicas de
como se comunicar com a Geração Z. Os jovens entre 15 e 24 anos tem sua própria
linguagem, interesses e comportamentos, e marcam presença no Twitter. De acordo
com levantamento inédito do time de pesquisa do Twitter Brasil, quase 40% deles
usam a plataforma e 67% são heavy users. Só no primeiro semestre de 2022, 51%
de todos os Tweets feitos no país foram realizados por pessoas da Gen Z.
A Geração Z entra em todo tipo de conversa na
plataforma, especialmente sobre entretenimento: música, eSports, programas ao
vivo de TV, Filmes & Séries, e Trejeitos do Twitter (#novafotodeperfil,
#faleitovele e outros tópicos inerentes a plataforma) são os temas favoritos.
Super engajados com seus interesses, mais de 70% dos Tweets relacionados à
música, games e TV foram feitos por eles. De acordo com a pesquisa, a Geração Z
se agrupa em 6 comunidades no Twitter:
- Ativistas:
são os principais defensores de causas sociais no Twitter;
- Nerds/Geeks:
são fãs da cultura nerd. Comentam animes, séries, filmes e games;
- Fãs
de Futebol: comentam sobre os jogos, transações, craques e outros
temas que envolvem o cenário nacional e internacional do esporte;
- K-poppers:
estão por dentro de tudo relacionado aos seus ídolos;
- Fãs
de astrologia: sol, ascendente, lua e mapa astral - a vida e o futuro
são as conversas favoritas desse grupo no Twitter;
- eSports:
fãs mega engajados em repercutir e falar sobre o cenário competitivo dos
jogos que gostam;
Como a Gen Z se comporta no
Twitter
A pesquisa do Twitter Brasil também se aprofundou
nos comportamentos dos jovens de 15 a 24 anos na plataforma. A maioria deles,
67%, dizem que estão no Twitter para saber o que está acontecendo no mundo,
enquanto 45% buscam conteúdo engraçado ou de entretenimento e 29% para
encontrar conteúdo sobre produtos e marcas. Compartilhar fotos ou vídeos (25%)
e falar com amigos e familiares (20%) vem na sequência.
“O Twitter é aberto, muito diverso, com pessoas que
possuem as mais diferentes experiências e visões. Naturalmente, acaba sendo o
lugar ideal para encontrar tópicos sobre diferentes assuntos de forma
atualizada e rápida. Para a Geração Z, que já nasceu digital, é muito mais
intuitivo e natural essa busca”, explica Lucas Andrade, analista de pesquisa do
Twitter Brasil.
Quando comparamos com as demais gerações na hora de
Tweetar, a Geração Z se expressa mais por meio de conteúdos visuais, usando
2.9x mais imagens, 2.4x mais vídeos e 1.7x mais gifs do que as demais pessoas.
Dos seus Tweets, 34% são Retweets, 30% são únicos (originais) e 27% dos Tweets
são Replies.
O levantamento foi feito pelo time de pesquisa do
Twitter no Brasil com base nas conversas de pessoas entre 15 e 24 anos no
primeiro semestre de 2022 no país. Acompanhe @TwitterBrasil e @TwitterCommsBR para receber mais
informações sobre estudos, levantamentos e assuntos que estão bombando no
Twitter.
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