O mercado de
trabalho muda a todo momento. Se antes, as habilidades técnicas, também
conhecidas como hard skills, como formação e
experiência eram as mais valorizadas no ambiente corporativo, agora chegou a
vez das soft skills, habilidades que não podem ser completamente
quantificadas ou medidas de forma tradicional, como a liderança e comunicação.
As soft skills agora
são mais consideradas devido ao aumento do trabalho remoto e autônomo e estão
crescendo em importância em todos os setores, níveis e ambientes de trabalho,
em um mundo que agora se importa mais com a saúde mental e o bem-estar. Elas se
referem a habilidades de liderança, comunicação e resolução de problemas. Por
outro lado, as hard skills são capacidades que
podem ser adquiridas por meio de cursos formais, treinamentos e experiências.
De acordo com dados recentes de pesquisas do LinkedIn, as hard skills podem
chamar a atenção de um recrutador, mas as soft skills são
as decisivas para ajudar a conseguir um emprego.
Mas
não é somente na hora de conseguir um emprego que as soft skills são
categóricas: para quem deseja abrir o próprio negócio, elas também são de
extrema importância e precisam ser desenvolvidas. Não se faz um negócio de
sucesso só com conhecimento técnico, é preciso saber como lidar com pessoas e
suas nuances emocionais em todos os momentos.
Liderança
A liderança é a
principal soft skill que um gestor precisa desenvolver. Ela é a habilidade e a
capacidade de motivar verdadeiramente um grupo de pessoas a alcançar um
objetivo comum. Para isso, o gestor precisa conseguir inspirar outras pessoas
e, principalmente, saber se comunicar de forma assertiva e persuasiva. Um bom
livro para exercitar a liderança, bastante popular entre gestores e
empreendedores é "Como fazer amigos e influenciar pessoas", de Dale
Carnegie.
Na habilidade de
liderança, a humildade deve estar em conjunto. Um bom gestor sabe como
criticar, sem deixar de reconhecer as qualidades do time e reconhecer os
próprios erros.
Comunicação
Saber
se comunicar de uma forma assertiva e persuasiva é uma das soft skills mais
importantes no cotidiano de um empreendedor ou qualquer colaborador dentro da
empresa. Além disso, manter um bom relacionamento entre todas as pessoas pode
ser decisivo entre o sucesso e o fracasso de uma empresa.
"O
networking é a ferramenta mais poderosa para alavancar qualquer negócio, se
feito de forma certa. Não estou falando sobre trocar cartão de visita, mas de
ter um relacionamento com as pessoas e se cercar de profissionais competentes,
melhores que você", diz Jonathas Freitas, empresário e investidor anjo que
participou da fundação de mais de 40 startups de tecnologia que se tornaram
reconhecidas nacional e internacionalmente, rendendo ao empresário o título de
uma das pessoas mais importantes da tecnologia. "Um networking eficaz é
quando você verdadeiramente se importa com a outra pessoa, e não a trata como
número ou como acesso, e o mais importante, quando você agrega valor para quem
está do outro lado. Cultive gente boa ao seu lado, e você verá na prática que
tudo ficará mais fácil", completa.
Resolução
de problemas
A resolução de problemas, principalmente aqueles mais
complexos, é uma soft skill que ganha cada vez mais destaque, chegando a ser
considerada uma das habilidades do futuro do trabalho, segundo o relatório do
Fórum Econômico Mundial, divulgado em 2020. Toda empresa tem problemas e quando
o assunto é resolvê-los, é preciso usar da criatividade para não só mapear, mas
também, trazer soluções que sejam consideradas ousadas e "fora da
caixa".
Essa competência
leva as pessoas a adotarem uma nova postura diante das situações e para isso,
elas precisam aprimorar sua capacidade de percepção para formular estratégias
criativas e efetivas para os novos cenários que vêm surgindo.
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