O avanço digital é o principal motivo do surgimento de novas vagas com maior remuneração
De tempos em tempos o mercado se renova. O avanço da
tecnologia e as soluções digitais para afazeres que antes eram feitos de forma
manual por pessoas são os principais motivos para essa renovação, que tem como
consequência a desvalorização e até mesmo extinção de uma série de profissões
do mercado de trabalho. Telefonistas, vendedores de enciclopédias e atendentes
de vídeo locadora são apenas algumas das profissões que praticamente deixaram
de existir com o tempo. A nova demanda de tecnologia também já tem outras
profissões na mira para extinção como caixas de supermercado, corretores de
imóveis, operadores de telemarketing e até mesmo operador de mídias
sociais.
Para acompanhar o desenvolvimento do mercado e se
manter de forma bem estruturada em uma determinada carreira ao longo dos anos é
necessário estudo contínuo na área e principalmente aprimoração em habilidades
com a tecnologia, já que historicamente podemos testemunhar a ascensão da
tecnologia em praticamente todos os setores da sociedade.
Embora a notícia do fim para algumas profissões
pareça uma notícia negativa, o efeito disso na sociedade gera vários
benefícios. De acordo com a psicóloga e especialista em gestão de pessoas Maria
Claudia Martins essa transformação é um avanço significativo e os profissionais
precisam estar atentos ao mercado: ‘’Definitivamente o mercado muda todo os dias,
então o profissional que quer se manter valorizado no setor precisa entender o
desenvolvimento daquele setor e se capacitar para se destacar. Enquanto algumas
vagas deixam de existir, outras milhares surgem todos os dias’’ disse a
especialista.
Conforme explicado por Maria Cláudia, enquanto
algumas profissões tornam-se inúteis para sociedade, outras surgem, porém com a
necessidade de outras habilidades e a possibilidade de uma remuneração muito
melhor. As principais oportunidades no mercado do futuro estão na área digital
como profissionais de TI e estrategistas de marketing de conteúdo. Para
ocupá-las é indispensável estudo e prática, mas para bons profissionais é
possível alcançar salários que podem ultrapassar (e muito) o valor de R$10 mil
reais por mês. Veja abaixo algumas das principais profissões do futuro e como
você pode se preparar para este mercado:
Engenheiros de cibersegurança
Quem trabalha nesse cargo deve criar sistemas de segurança
e monitoramento para evitar ataques cibernéticos, que são capazes de interferir
nos processos existentes da companhia e ocasionar vazamentos de dados.
Para atuar como engenheiro de cibersegurança não é
obrigatório possuir certificação, mas este pode ser um diferencial em processos
seletivos, assim como fluência mínima em inglês. Por outro lado, a base teórica
é obtida por meio de cursos de informática. É durante o estudo inicial,
geralmente feito em cursos de introdução, que se desenvolve o conhecimento na
área. É essencial dar continuidade à expansão da teoria em especializações,
explorando as possíveis áreas de atuação que existem na cibersegurança. Um bom
profissional também desenvolve o seu nível de conhecimento em assuntos
relacionados com linguagens de programação. Atualmente o salário dessa
profissão tem uma média de R$5 mil por mês, no entanto este valor ultrapassa os
R$15 mil para profissionais com melhor reputação no setor.
Analista de Sucesso do cliente
Os analistas de sucesso do cliente estão em alta,
principalmente nas empresas que operam modelos de negócios baseados em
softwares. É papel do analista ser a consciência humana dentro deste processo e
atuar diretamente com os consumidores para propor soluções, colher feedbacks e
analisar métricas de satisfação. O profissional deve avaliar os indicadores de
performance e acompanhar o ciclo de vida dos clientes, detectar se o produto ou
serviço oferecido está alcançando o objetivo definido e levar aos setores
superiores as informações necessárias para o ciclo estratégico de crescimento
de vendas.
Não é necessário graduação para ocupar este cargo,
mas é importantíssimo ser bem comunicativo para lidar com clientes. É uma
função nova e, assim, deve-se estar disposto a aprender coisas novas. Como
analista de sucesso do cliente, você lidará com frustrações e situações de
conflito. Por isso, é necessário estar disposto e sair da zona de conforto.
Estrategista de marketing de conteúdo
Estrategista de marketing de conteúdo é o futuro da profissão
conhecida como ‘’social media’’. Diferentemente do ‘’social media’’, que hoje
em dia é aquele profissional que oferece pacote de postagens para as redes
sociais ou até mesmo o serviço de postar e agendar posts, o Estrategista de
marketing de conteúdo é o profissional capaz de criar conteúdo personalizado
com potencial de engajamento, analisar métricas, criar linha editorial,
desenvolver textos e traçar estratégias.
No mercado existe uma confusão entre bons
profissionais que desempenham com sucesso todas as funções da área de um
estrategista de marketing de conteúdo, mas não são tão valorizados no mercado
porque se intitulam como ‘’social media’’. O assunto foi tema recente de uma
live do Paulo Cuenca, um dos maiores especialistas em marketing de conteúdo no
Brasil: ’A profissão de social media não tem todas atribuições como estudo de
marca, branding, objetivo, estratégia e análise. Isso é função de um
estrategista de marketing de conteúdo. Os bons estrategistas de marketing de
conteúdo que se apresentam como social media ficam em desvantagem pelo grande
números de pessoas que atuam no mercado apenas vendendo pacotes de posts por
preços menores e rotulando o mercado de uma maneira negativa. Quase todo mundo
tem uma história ruim com social media’’ disse o empresário durante uma
transmissão no Youtube.
A remuneração de um ‘’social media’’ no Brasil gira
em torno de R$900 e R$2.000 por mês, enquanto um estrategista de marketing de
conteúdo pode ganhar mais de R$10 mil por mês.
Nenhum comentário:
Postar um comentário