Pesquisar no Blog

quarta-feira, 29 de junho de 2022

Doença do Silicone e Síndrome ASIA pode ter relação com explantes mamários


Apesar de raras, a doença do silicone e a Síndrome ASIA podem estar relacionadas ao aumento da procura pelo explante mamário. Mas uma mudança de comportamento estético, relacionada a uma aparência mais natural, pode ser indicada como a principal causa pela procura da retirada de próteses mamárias.

 

O último levantamento realizado pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, em 2020, mostra que Brasil realizou 1,3 milhão de cirurgias plásticas em um ano e, desse total, 25 mil procedimentos foram para a retirada de implante de silicones (explante) e 105 mil mastopexias – procedimento para reposicionar os seios, sendo a 5ª cirurgia estética mais realizada no ano.

 

Para o Dr. Fernando Amato, cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBP), as mulheres estão se emponderando cada vez mais e deixando de lado as opiniões alheias, passando a gostar mais dos seus corpos e valorizando o natural. E isso é muito bem-vindo”, comenta Dr. Amato.

 

Doença do Silicone - é um termo genérico, que pode englobar todas as complicações relacionadas ao implante. Porém, muitos a associam apenas com toxicidade causada pela presença do silicone, que pode até ocorrer extravasamento do implante sem ele estar rompido.

 

Síndrome ASIA - o implante de silicone serve como gatilho para desenvolver sintomas semelhantes aos das doenças reumatológicas e autoimunes como dor nas articulações do corpo, cansaço, distúrbios do sono, perda de cabelo, olho e boca secos.

 


Dr. Fernando C. M. Amato Graduação, Cirurgia Geral, Cirurgia Plástica e Mestrado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Membro Titular pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, membro da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS) e da Sociedade Americana de Cirurgiões Plásticos (ASPS).

https://plastico.pro/

www.amato.com.br

https://www.instagram.com/meu.plastico.pro/

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados