Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Pesquisa revela que mulheres sofrem mais com o estresse e se sentem mais cansadas do que os homens

Natureza Feminina, lives da VRS Academy.
"É preciso reconhecermos que somos natureza e acessarmos o nosso direito de primeiro receber e nos nutrirmos, para depois podermos multiplicar", destaca especialista


As mulheres sofrem mais com o estresse e se sentem mais cansadas do que os homens. É o que revela uma pesquisa divulgada pelo site
Minha Vida, no dia 7 de abril de 2022. O levantamento foi realizado de forma online entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022 e contou com a participação de 1.016 visitantes do site. Dos participantes, 74% é do sexo feminino, 25% tem entre 55 e 64 anos, 25% de 45 a 54 anos e 20% entre 35 a 44 anos. 

Segundo o levantamento do Webedia Life - Insights, 57% das mulheres ouvidas apontam que o estresse é algo que as faz muito mal e apenas 1% diz nunca ter sofrido com o quadro. Por outro lado, mais de 50% dos homens disseram que o estresse é algo normal e que faz parte da vida, enquanto 10% afirmaram que nunca sentiram o sintoma. 

Nesta semana, temos acompanhado nos noticiários e redes sociais que uma mulher, Taylor Dunham, chegou em casa cansada após um plantão de 16 horas e flagrou o namorado com outra na cama. Por exaustão, ela apenas pediu que eles "terminassem em outro lugar". Taylor relatou, num vídeo postado no TikTok, que então se deitou na cama e dormiu. O post viralizou e ganhou o mundo. 

O assunto parece engraçado, mas expõe, novamente, a exaustão física e mental das mulheres, que acabam deixando de lado o que deveria ou poderia ser relevante, devido ao esgotamento. 

Por dados e situações como essas, a Vivian Rio Stella - doutora em Linguística e idealizadora da VRS Academy, tem promovido eventos que discutem os desafios da mulher contemporânea. 

Ao longo do mês de março, foi realizada uma série de lives, no evento "Natureza Feminina", que abordou sobre o equilíbrio entre dar e receber nas relações, a idade que queremos ser, como não ser nude nem rude e o que duas mulheres como a escritora Rosa Montero e a cientista Marie Curie têm a dizer. "Tudo isso para que nós, mulheres, possamos também encontrar a nossa voz. Cada uma respeitando sua própria natureza", destaca Vivian.

 

POR QUE NATUREZA FEMININA?

Força, crescimento, adaptabilidade e amadurecimento são algumas semelhanças entre as mulheres e a natureza, analogia criada a partir do livro “A vida secreta das árvores: O que elas sentem e como se comunicam”, de Peter Wohlleben. 

A primeira live abordou o tema: 'Ser natureza e o equilíbrio do dar e receber nas relações'. "Um dia nos ensinaram que era preciso dar para só depois receber. Isso fez com que nossas relações fossem construídas num grande fluxo de desequilíbrio, onde nós mulheres entregamos tudo que somos e temos. Muitas vezes, entregando para os parceiros, filhos, família, amigos e empresas mais do que tínhamos para oferecer, tornando o nosso caminhar pesado, levando a nossa exaustão física, mental e emocional. É preciso reconhecermos que somos natureza e acessarmos o nosso direito de primeiro receber e nos nutrirmos, para depois podermos multiplicar. Saber viver os ciclos, as pausas e respeitar o tempo da colheita", destaca Vivian Rio. 

Caso não tenha conseguido acompanhar ao vivo, as 4 lives ficaram gravadas no Youtube da VRS Academy pra assistir quando quiser.
 

 


Vivian Rio Stella - Doutora em linguística pela Unicamp, com pós-doutorado pela PUC-SP, especialista em comunicação. Idealizadora da VRS Academy. Professora da Casa do Saber, da Aberje e da Cásper Líbero. Começou a realizar textos, produzir materiais didáticos e a dar curso sobre redação de e-mails, e do mundo da academia queria migrar para o mundo corporativo. Passou anos como consultora, até que montou a VRS Academy. Ao longo dessa trajetória, Vivian já realizou palestras, workshops e consultorias a mais de 100 empresas, dos mais variados portes.

 

VRS Academy

Site da VRS Academy

Instagram: @vrs_academy

E-mail da VRS Academy


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados