Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Como Não Ser Refém Das Suas Emoções.

Saiba Como Desenvolver Inteligência Emocional.


Diariamente nossas emoções são testadas, seja em momentos de ira, estresse ou angústia. E nem sempre reagimos bem. Mas é perfeitamente possível reverter esse quadro e aprender a lidar com essas emoções para melhorar os relacionamentos pessoais e crescer profissionalmente, até conquistar o espaço que você tanto almeja.

E estamos falando um início de uma mudança gigantesca, uma revolução na sua vida, onde você é o protagonista.

Pesquisas indicam que 70% do sucesso profissional vem da inteligência emocional. Sinto muito em dizer, mas pessoas com baixa inteligência emocional dificilmente vão crescer.

Antes de tudo, é preciso entender como se dá o mecanismo que nos joga na arena emocional da vida. Uma emoção se manifesta em apenas 0,25 segundo após um acontecimento. E só depois de 1 segundo passamos a regular essa emoção. A partir daí, se você não tiver consciência do seu estado emocional e das ferramentas necessárias para saber lidar com ele, você pode se prejudicar com suas reações.

O primeiro passo nesse processo de aprendizagem é a autoconsciência. Perceber suas emoções, como você funciona, o que você gosta, o que você não gosta. Faça um exercício simples. Feche os olhos, deite ou se sente de forma confortável. Respire fundo e procure olhar para dentro de si. O que você está sentindo nesse exato momento? Você consegue descrever exatamente o que sente? Que tipo de emoção, sentimento ou percepção você tem? Quais palavras poderiam ser usadas para definir isso? Que frase resumiria o que você percebeu?
 

“A não ser que você já tenha feito isso antes, arrisco a dizer que não é tão simples identificar o que você sentiu ou percebeu, estou certa? Essa dificuldade se dá porque a inteligência emocional ainda não foi melhor trabalhada em você. Não se crucifique, são poucas as pessoas que podem ser consideradas plenas em matéria de inteligência emocional. A boa notícia é que você pode identificar os seus sentimentos e os dos outros e aprender a lidar com eles”, explica Shana Wajntraub.

Depois de perceber, é hora de gerenciar. Esse representa o segundo pilar da inteligência emocional. Mudar a emoção em prol de um objetivo. Nessa fase, já não se age por impulso; você pensa antes de agir, porque tem consciência dos seus sentimentos. “Muitas vezes temos dificuldade de perceber que emoção sentimos e como lidar com ela. Saber que estou com raiva e não devo tomar uma decisão ou discutir com alguém, por exemplo, é algo que a autoconsciência e o autogerenciamento podem proporcionar. A raiva é uma emoção básica, tristeza é uma emoção básica, e elas nos ajudam na sobrevivência, e você consegue gerenciar isso a seu favor. É preciso também aprender a se adaptar a diferentes perfis e cenários, seja numa empresa, seja onde você trabalha, seja em casa, não importa”, complementa Shana Eleve.
 

O terceiro alicerce na busca pelo equilíbrio nas emoções é a consciência social, aprender a perceber as outras pessoas, seja pelo verbal ou não verbal. Não se preocupe se você não sabe como fazer isso. Pouca gente tem essa perceptividade. Um exemplo: tem gente que não percebe se é hora ou não de falar, não tem tato para entender a reação do outro, não consegue sentir se há feedback.

O quarto pilar que o curso ensina é a gestão de relacionamento, a habilidade de agir com empatia e nutrir boas relações. Para isso é preciso saber transitar bem em diferentes perfis, conseguir influenciar, ser agradável, se adaptar. Essa é a chamada inteligência social.

Essa é a proposta do curso presencial de um dia “Como não tacar uma laranja”.
A psicóloga e CEO da Eleve Consulting, Shana Wajntraub, ensina a desenvolver a inteligência emocional e tirar proveito de situações difíceis, tanto na vida profissional como pessoal. Quem faz o curso passa a entender como a vida pode melhorar ao aprender a lidar com as emoções e com o estresse.

O curso “Como não tacar uma laranja” serve para te ensinar tudo isso, e a partir do entendimento dos quatro pilares mencionados saber como suas emoções funcionam e como você deve agir em cada situação. A solução não está em se fechar e eliminar as emoções, como muitas pessoas pensam. Agir com frieza não vai resolver nada. 

Uma estratégia poderosa de inteligência emocional que Shana ensina é trocar o julgamento pela curiosidade. Isso gera dúvida e diminui a raiva numa situação de conflito.

Quer saber mais sobre o curso presencial? Entre na nossa página no Instagram @shana.eleve e @eleveconsulting ou entre em contato com a assessoria @rta_comunicacao. O assunto rende boas entrevistas.

 

Shana Wajntraub - psicóloga com MBA em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal Fluminense, pós- graduada em neurociências pelo Mackenzie. Mestranda em comunicação e análise de comportamento pela Manchester Metropolitan University- UK (Paul Ekman). Tedx speaker, speaker coach e curadora dos palestrantes do TEDx Campo Grande, professora da HSM. Palestrou no CBTD em 2020e 2021e já impactou mais de 230 mil pessoas em treinamentos na América Latina para Nestlé, Galderma, Sanofi, GPA, Hypera, Locaweb, Seara, AstraZeneca, Dasa, Boehringer, Met Life, Grupo Boticário, vivo, Amil, Magazine luiza, Camil.
shana.eleve


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados