Pesquisar no Blog

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Astrologia: o que o mapa astral diz sobre a sexualidade?

Foto: Womanizer Toys/Unsplash


Vênus, Marte, Lilith e as casas 5 e 8 podem ajudar a compreender assuntos relacionados ao prazer e ao desejo

 

Considerada milenar, a astrologia é um tema que fomenta a curiosidade e conquista admiradores ao redor do mundo. Consultar as previsões diárias dos signos e buscar por compreensões de autoconhecimento em diferentes setores da vida é parte da rotina de muitas pessoas. Do âmbito profissional ao pessoal, a prática pode trazer respostas sobre diferentes aspectos, inclusive a sexualidade. 

É com base na posição dos astros no mapa astral de um indivíduo que todo o estudo acontece. A análise de algumas casas astrológicas, de planetas como Vênus e Marte e de um ponto virtual chamado Lilith são, segundo a astróloga Cláudia Lisboa, aspectos essenciais para compreender mais sobre a sexualidade. 

Cada um dos elementos citados pela profissional ajudam a analisar questões que envolvem a sexualidade e o desejo de uma forma mais ampla. A partir da posição dos signos nesses pontos do mapa astral e da sinergia entre eles, é possível obter respostas mais profundas sobre o tema.  

 

Casa 5: os prazeres  

O primeiro ponto do mapa astrológico que pode auxiliar na busca sobre o autoconhecimento em relação à sexualidade é a Casa 5. Esse setor fala do lado criativo, dos filhos, da paixão e do prazer, e está associado a Leão, signo regido pelo Sol. De acordo com Cláudia Lisboa, embora o tema principal da quinta casa seja os filhos, é importante realizar uma análise acerca da sexualidade, pois é ela quem irá proporcionar a energia vital para gerar um indivíduo.  

“Eu considero a quinta casa um setor da nossa vida em que vamos compreender e entender melhor aquilo que é causador, motivo de prazer puro”, explica a astróloga. Nesse sentido, a Casa 5 pode ainda ser responsável pelo despertar de desejo, a autoconfiança e a desenvoltura perante o outro.  

Cabe ressaltar que os prazeres não estão apenas relacionados ao sexo, é possível sentir esse sentimento ao trabalhar em uma área que deseja, comprar um item de roupa ou até mesmo comendo chocolate. 

A criatividade e a sexualidade podem andar lado a lado nesse setor e, segundo Cláudia Lisboa, irão ajudar a despertar novas ideias e mais confiança para fazer coisas que tenham relação com o assunto. Dessa forma, o signo ou planeta que ocupam a quinta casa do mapa astral irá dizer o modo que esse aspecto entrará em cena.  

 

Casa 8: a transformação 

Responsável por falar sobre a transmutação da energia, a oitava casa é regida por Marte e Plutão. No entanto, segundo Cláudia Lisboa, esse setor pode ainda falar sobre a sexualidade aliada com a transformação do ser.  

“Nessa casa, nós já entramos em um outro campo, a sexualidade como uma experiência que nos transforma, que nos desnuda. Não só fisicamente ao tirarmos nossas roupas, mas também ao tirar nossas máscaras e nos entregarmos, conseguindo enfrentar os tabus inerentes da sexualidade”, explica. 

Em seu blog, a astróloga diz que, nessa parte do mapa, é importante analisar a sexualidade como um método de troca de energias entre diferentes pessoas. Além disso, a profissional da astrologia explica que esse setor deve ser visto como um local onde é possível buscar conhecimentos e forças para recomeçar. 


Vênus: o poder dos afetos. 

Vênus é um estudo astrológico com bastante vínculo com a mitologia romana, especialmente com Afrodite. De acordo com Cláudia Lisboa, essa deusa era casada, mas possuía casos com diferentes indivíduos, sendo símbolo de um amor libertário.  

O planeta também está associado à beleza, afeto, paixão, atração sexual e versatilidade. Regente de Touro e Libra, a posição de Vênus no mapa astral mostra como uma pessoa consegue amar, o que desperta o seu desejo ao longo da vida e como são as formas de se apresentar para o outro, segundo informações do blog Astrologia Luz e Sombra.  

Ainda de acordo com o portal, quando esse planeta apresenta vínculos com signos de Terra, a forma de expressar os sentimentos é mais prática e realista; nos signos de Ar, ocorre uma forte troca de experiências e diálogos. Quando Vênus se encontra posicionado em um signo de Água, há uma expressiva presença de imaginação e fantasia, enquanto nos signos de Fogo, a intensidade e o calor são os protagonistas.  

 

Marte: força e ação

 Também com uma forte relação na mitologia romana, Marte é Ares, deus da guerra e um dos grandes amantes de Vênus. Por esse motivo, Cláudia Lisboa elenca o planeta como um dos responsáveis por falar sobre a sexualidade no mapa astral. 

 Além disso, Marte é caracterizado pelo impulso da sexualidade, a força, a atitude e a coragem. Conforme Cláudia reforça em seu blog, esse planeta é o guerreiro interior que move um indivíduo em busca da autoafirmação. 

 

O signo relacionado a Marte no mapa astral, indica como um indivíduo usa a energia para lidar com momentos de raiva, tomadas de decisões, desejos e  impulsos sexuais. 


Lilith: os desejos. 

Por fim, Cláudia Lisboa também aponta Lilith como elemento responsável pela sexualidade no mapa astrológico. Esse ponto virtual é inspirado em uma figura mitológica judaica, apresentada como a primeira mulher de Adão, antes mesmo de Eva existir.  

Cláudia explica que, na astrologia, Lilith é um ponto virtual, o lugar mais distante da Lua em relação à Terra. A associação do nome ao elemento está ligado com a forma que Lilith se mantinha questionadora, reivindicando pelos seus direitos e pelo prazer.  

Dependendo da posição de Lilith, é possível saber como um indivíduo lida com as emoções, a líbido e como ser fiel aos sentimentos. Ainda de acordo com Cláudia Lisboa, a figura é essencial para a sexualidade, pois ensina a romper os tabus e se manter aberto a tudo aquilo que pode ser fruto de prazer e desejo. 

“Lilith traz como podemos buscar a verdade onde a gente se reprime, como a gente se submete a situações que não são aquilo que desejamos. Ela mostra caminhos para dizer sim ou não àquilo que é da ordem do nosso desejo; dar caminho da libertação para viver uma relação sexual saudável”, explica a astróloga.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados