Para muitas pessoas, é extremamente comum associar o setor de franquias especificamente ao mercado de alimentação. Obviamente, há uma série de outros segmentos da economia que se valem desse modelo de negócios para expandir atuação de maneira uniforme e um deles é o de Saúde. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar atingiu crescimento superior a 10,5% em 2021.
As franquias de saúde se mostram como um segmento de
alta necessidade. Do ponto de vista do consumidor, são um ótimo negócio uma vez
que as marcas costumam oferecer serviços a preços mais econômicos do que
clínicas particulares e convênios médicos.
No caso dos profissionais, são negócios
interessantes, por exemplo, para quem está entrando no mercado e deseja ter o
próprio negócio com vantagens especiais, como treinamento, suporte constante e
infraestrutura. Também é uma alternativa interessante para quem se dedicou à
formação e especialização na área de saúde, mas não conseguiu dedicar tempo aos
temas relacionados à gestão de um negócio.
Dentre os possíveis negócios em que se pode investir
no segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar, há as franquias de clínicas
odontológicas. Esse é um mercado particularmente interessante, visto que uma
pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Odontologia apontou que nove em
cada 10 brasileiros pensam que é necessário ir ao dentista com regularidade e
que 70% das pessoas frequentam o dentista. Uma outra pesquisa, feita apelo
Ministério da Saúde, indica que a busca por tratamentos odontológicas cresceu
cerca de 30% e as estimativas apontam que mais de 50% dos cidadãos necessitam
de tratamento dentário.
O Brasil é um dos destaques no tratamento dentário no
mercado mundial. Temos profissionais excelentes, capazes de prover os melhores
tratamentos à população. Fazer isso sozinho, em uma clínica própria, acaba se
tornando muito mais difícil. Há limitações na atuação do profissional, que
muitas vezes, precisa fazer o primeiro atendimento para o orçamento, planejar
os tratamentos, executá-los, cuidar da gestão da clínica, lidar com
fornecedores, trabalhar o marketing, ajustar finanças do negócio e, muitas
vezes, até coordenar os agendamentos.
Se atuar no franchising for uma possibilidade, o
cenário muda completamente. Isso, porque a gama de serviços ofertados pode ser
ampliada, o franqueado conta com uma equipe totalmente treinada na unidade para
suporte às atividades cotidianas, há uma franqueadora com expertise na área e
processos bem definidos para respaldar as atividades da unidade franqueada, com
uma gestão fica simplificada. Além disso, há a questão da credibilidade
relacionada a uma marca já estabelecida no mercado, em crescimento constante,
que aprimora com frequência as suas práticas. Em muitos casos, ainda existe a
vantagem da realização das compras em rede, que torna o valor dos insumos mais
vantajosos.
Outro aspecto interessante é que pesquisadores do
setor de negócios e empreendedorismo apontam que o modelo de franquias é
benéfico especialmente para dentistas recém-formados. Isso, porque as chances
de falhas se tornam menores e a possibilidade de que aquele novo profissional
seja bem-sucedido cresce proporcionalmente.
É claro que investir em uma franquia do setor de
odontologia vai exigir trabalho, atenção, disciplina, atendimento humanizado.
Porém, é possível alcançar uma boa lucratividade com um negócio nesse segmento.
Só é preciso se dedicar para prosperar!
Faisal Ismail - odontólogo, sócio-fundador e
presidente da rede de franquias de clínicas odontológicas Odontolatina, que
conta, atualmente, com 42 operações no Brasil e no Paraguai – www.odontolatina.com.br
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