Você já deve saber que o gestor da área de vendas é
o principal responsável por fornecer os subsídios que irão ajudar a traçar as
formas mais adequadas de comissionamento para equipe por ele liderada.
Mas para um gestor comercial, nem sempre é fácil
chegar num consenso sobre a melhor forma de remunerar os seus vendedores, ou
seja, a equipe diretamente responsável por um dos principais pilares de
sustentação do negócio.
Por isso, separei algumas dicas de como definir a
melhor forma de remunerar os seus vendedores.
Fixo, comissão ou fixo + comissão?
É preciso estar atento na hora de escolher a
maneira de remunerar seu time. Salários fixos com valores muito altos podem
atrair ou gerar perfis mais experientes, porém menos agressivos. Já os salários
fixos baixos com comissionamento tendem a atrair ou gerar vendedores mais
agressivos que fazem de tudo para bater as metas, com o risco de utilizarem de
práticas incompatíveis com os valores do negócio ou trazerem clientes pouco
qualificados. Já os salários baseados totalmente em comissões podem gerar um
clima de insegurança, porque o vendedor acaba nunca sabendo qual o montante que
possui garantido para suas despesas no final do mês.
É importante lembrar que a condição número um para
uma pessoa dar o seu melhor para a empresa é ter segurança financeira, assim,
ter um sistema de remuneração coerente é imprescindível para que os vendedores
se mantenham engajados. Ademais, não existe um perfil ruim ou bom tratando-se
de vendas, o que existem são perfis mais ou menos adequados para cada tipo de
empresa, maturidade de negócio e etapa do funil de vendas.
Tendo esses pontos esclarecidos, hoje acredita-se
que a melhor forma de se remunerar um time de vendas, salvo casos específicos
de cada modelo de negócio, seja por meio do tripé salário fixo + comissões +
bonificações.
Como definir o valor da comissão?
A partir da definição de um valor salarial justo
para a vaga (considerando o valor do trabalho que ela agrega para a empresa) é
necessário definir o comissionamento do time comercial.
Antes de trazer porcentagens para a conversa é
importante lembrar que a comissão deve ser baseada em parâmetros, que podem ser
definidos a partir da seguinte pergunta: quais são os indicadores de
performance que mudam a vida da empresa? São esses os indicadores que devem
estar relacionados ao comissionamento da equipe comercial.
Ter esses indicadores de performance definidos
direciona os vendedores para o que realmente importa, condicionando-os a se
comportar conforme são medidos, garantindo assim que os valores da empresa
também sejam seguidos.
- Tenha
metas SMART
Aliada à definição das metas para comissionamento
temos a estratégia de definição SMART, que propõe metas específicas,
mensuráveis, atingíveis, relevantes e com tempo definido.
Por exemplo: o time de vendas aumentará em 25% as
vendas no site no primeiro trimestre, garantindo um aumento
significativo no faturamento da empresa. A estratégia adotada será com base em
técnicas de vendas via atendimento no chat.
- Faça
o cálculo da comissão de vendas
Por fim, com a soma das vendas calculada faça o
seguinte cálculo: comissão = valor das vendas x percentual definido de
comissão.
Vamos supor que você estabeleceu uma comissão de 7%
sobre as vendas. O vendedor conseguiu fazer 50 mil em vendas durante o período estipulado.
Nesse caso, o cálculo seria esse: comissão: 50 mil x 0,07 = R$ 3.500,00
Tipos de comissionamento
O próximo passo é escolher qual o modelo de
comissionamento faz mais sentido para o modelo de negócio da sua empresa e para
a sua equipe. São eles:
- Comissão
tradicional
São estipuladas metas que precisam ser atingidas.
Ao objetivo se concretizar, o vendedor é remunerado, independentemente se
ultrapassa essa meta.
- Comissão
escalonada
Nesse tipo de comissão de vendas, quanto mais
próximo da meta o vendedor chega, maior o valor da comissão. Por exemplo, se o
vendedor cumprir menos da metade da meta, ele não recebe comissão. No entanto,
se ele atinge entre 60% a 80% da meta, pode receber 70% da comissão,
porcentagem que aumenta até atingir a meta estabelecida com comissionamento
total, ou continua subindo mesmo após o objetivo ser atingido. A finalidade
desse tipo de comissionamento é incentivar os colaboradores que estão próximos
da meta a continuarem dando o seu melhor.
- Comissão
recorrente
Esse é o tipo mais comum em empresas que trabalham
com planos de assinatura, como marcas de SaaS ou de serviços. Nesse modelo, o
vendedor recebe o valor (fixo ou decrescente) de comissão todo mês (caso seja
assinatura mensal, por exemplo) referente à assinatura do cliente conquistado.
Esse modelo é feito para que os vendedores mantenham e nutram os clientes na
base, evitando grandes taxas de cancelamento.
- Comissão
por equipe
Nesse tipo de comissionamento aplica-se um
percentual às vendas totais da equipe de vendas. A vantagem desse modelo é que
os colaboradores se incentivam e cobram uns aos outros para garantir que todos
façam a sua parte, a fim de que recebam mais ao fim do período. A desvantagem é
que os vendedores com melhor desempenho podem se sentir desvalorizados, já que
recebem o mesmo valor que os demais.
Por isso, o ideal nessa modalidade é aliar algumas
metas individuais à meta por equipe, motivando também individualmente cada
pessoa do time.
- Não
mude as regras com o jogo andando
Por fim, vale lembrar que além de ser de bom tom
permitir que o vendedor tenha acesso a quanto ele pode ganhar e como está em
relação à meta proposta, é importante também não mudar as métricas de
comissionamento em vigor enquanto o período definido para o alcance das mesmas
ainda estiver em andamento. Quando houver necessidade de uma mudança nas formas
de comissionamento da equipe, o ideal é ter um tempo de ajuste e transição para
as novas metas, isso diminui a insegurança dos funcionários e tende a manter os
níveis de venda no mínimo estáveis durante a mudança. Uma boa prática é manter
o valor do comissionamento feito no ciclo anterior e no seguinte, com o
objetivo de evitar que o time desanime caso as novas metas de comissão não
sejam alcançadas, possibilitando os ajustes necessários na nova estratégia para
comissionar no próximo período.
O Sales Ops otimiza o
tempo dos gestores comerciais nas decisões sobre o comissionamento dos
vendedores.
A definição de todos os parâmetros necessários para
auxiliar o time comercial para o estabelecimento das metas de comissionamento é
formada por informações qualitativas que requerem tempo de análise de dados
para geração de insights. Um profissional de Sales Ops é o mais
qualificado e munido de informações sobre o assunto para atuar nessa tarefa,
otimizando o tempo dos gestores comerciais para outras demandas, como definição
de estratégias e outras tratativas com a equipe.
Almir Neves - fundador da hubkn, empreendedor serial e nos últimos sete
anos criou e participou do crescimento de cinco startups.
Especialista em Negociação pelo PON (Program on Negotiation) da Universidade
de Harvard, tem MBA em Gestão de Empresas pela FGV e especialização em Finanças
pela FAE.
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