Atualmente, as doenças cardíacas na mulher já ultrapassam as estatísticas dos tumores de mama e útero. Segundo dados recentes da Organização Mundial da Saúde (OMS), respondem por um terço das mortes no mundo, com 8,5 milhões de óbitos por ano, ou seja, mais de 23 mil mulheres por dia.
Entre as brasileiras, principalmente acima dos 40 anos, as cardiopatias chegam a representar 30% das causas de morte, a maior taxa da América Latina.
Preocupada com esse cenário alarmante, a Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM) tem novidades na campanha Mulher Coração, ação permanente voltada à conscientização sobre o aumento significativo de eventos cardiovasculares entre o gênero feminino e a relevância de investir na prevenção. Endossam essa importante causa de saúde pública personalidades como a diretora do Instituto Airton Senna, Viviane Senna, as ex-jogadoras de basquete Magic Paula e Hortência, a chef Neka Menna Barreto, a cantora Paula Lima e a blogueira Vera Minelli.
Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foi estabelecida parceria entre a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) e a Sociedade Brasileira de Clinica Médica. Dessa forma, a ação #MulherCoração será colocada em destaque em painéis luminosos de todas as rodovias paulistas, com mensagens da campanha em prol da conscientização de todos e, claro, em apoio à saúde da mulher.
Nenhum comentário:
Postar um comentário