Especialista
em marketing na internet, Camila Porto ensina os segredos para se destacar na
rede social, que agora oferece contas para empresas
Nas
últimas semanas, o Instagram passou a oferecer a possibilidade de empresas
criarem perfis diferentes dos de usuários. “Muitas empresas já estavam no
Instagram, mas agora elas terão mais vantagens ainda”, destaca Camila Porto,
especialista em anúncios nas redes sociais e autora do livro Facebook
Marketing.
Para
as marcas que ainda não estavam no Instagram, Camila afirma que este é o
momento de começar. “É importante entender que ele é um ambiente que as pessoas
visitam para ver imagens relacionadas a estilo de vida, inspiração e
descoberta, e por isso é preciso ter cuidado com a qualidade do que é
publicado”, alerta a especialista, que destaca que a rede social tem 500
milhões de usuários, sendo 35 milhões de brasileiros. “Segundo o Facebook
Business, 75% das pessoas se inspiram em publicações no Instagram e tomam ações
de compra”, explica.
Vantagens para as empresas e profissionais
Camila
Porto explica que os novos tipos de perfil trazem muitos benefícios, mas com
certeza a mensuração de resultados será a principal. “Com números e gráficos do
quanto você está impactando, é possível compreender melhor o público e
descobrir o que funciona e o que não funciona, o que facilita muito na tomada
de decisões”, conta. Outras funcionalidades são o novo botão de contato, uma
tag de localização para “check-in”, a opção de dar uma categoria ao negócio, e
também o Insights, ferramenta que permite descobrir os melhores horários para
atingir mais pessoas, entre outras coisas.
Os
anúncios devem ser criados com cuidado. A especialista alerta a importância de
sempre haver um “call to action” na propaganda, ou seja, uma ação a ser tomada
pelo usuário, além de bastante atenção à imagem. “O padrão de qualidade do
Instagram é alto, por isso as fotos devem ser bem elaboradas, já que o público
será exigente”, sugere. Camila conta também que utilizar exatamente a mesma
imagem de um anúncio do Facebook ou qualquer outro ambiente pode não ser uma
boa ideia. “Cada rede social tem um tipo de imagem e linguagem que traz mais
resultado”, ensina.
Segredos para se sair bem
Por
fim, Camila Porto conta algumas atitudes que devem ser tomadas pelas marcas na
rede social. “Uma regra que se mantém a mesma é a da entrega de conteúdo que
faça diferença para o público-alvo”, lembra, indicando algumas práticas
importantes para conseguir mais seguidores e engajamento. “Utilize as hashtags
relacionadas com seu negócio e procure pelas mais utilizadas, promova sua nova
rede social no Facebook e outras redes, e realize promoções que chamem o
público”, ensina.
A
especialista destaca que o Instagram também é uma ótima rede social de
bastidores. “É interessante fazer pequenos ‘teasers’ de ações futuras, nem que
seja só com uma foto de algo que está em desenvolvimento”, indica. “Aproveite
também para contar histórias, lembrando acontecimentos da empresa e até mesmo
momentos de lazer”.
Por
fim, Camila lembra que existem aplicativos que podem ajudar a conta do
Instagram a ficar melhor, como o Instamizer, que permite agendar postagens, por
exemplo; o Overgram, ferramenta para criação de escritas sobrepostas às fotos;
e o Fisheye, que dá uma visão de olho de peixe para as fotos. “É importante
tentar fazer coisas diferentes sempre que possível”.
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