Parte da cultura e história do mundo,
o ingrediente se mantém até hoje como umas das principais fontes de alimento e
de renda no País
Pesquisa realizada com
pacientes do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia no âmbito da Campanha
Doce Equilíbrio identificou que 71% da população consome açúcar habitualmente
e, desse total, 26% ingere alimentos açucarados todos os dias. Os dados
reforçam a forte ligação do brasileiro com o açúcar, o que já vem de muitos
séculos. Além de ser a principal fonte de energia utilizada pelo cérebro, o
ingrediente traz a sensação de bem-estar e ainda tem um papel muito importante
na culinária.
Esses fatores compõe um cenário
histórico e cultural relevante conhecido também como a Rota do Açúcar.
Decorrente do processamento da cana, que tem seu primeiro registro há cerca de
12 mil anos, o produto chegou ao Brasil com as caravelas de Cabral, no século XVI,
época do Descobrimento. Os portugueses estabeleceram engenhos de cana no País e
trouxeram a tradição dos doces e da utilização do ingrediente em diversos
pratos.
O produto foi a principal fonte de
renda do Brasil no período colonial, e até os dias atuais tem forte presença na
economia e na rotina alimentar dos brasileiros,
principalmente nos preparos culinários de doces e bebidas. Como mostra a
pesquisa feita no Instituto Dante Pazzanese, 88% dos que consomem açúcar
afirmam utilizar o ingrediente no chá ou café, enquanto 62% preferem
adicioná-lo em sobremesas e bolos.
Segundo o antropólogo e autor do livro Caminhos do Açúcar,
Raul Lody, “o paladar doce é extremamente cultural, foi desenvolvido a partir
do costume português de acrescentar o produto aos diversos alimentos e usá-lo
em diversos tipos de celebrações. Deste modo, o
brasileiro criou uma memória baseada nesta tradição.”
Na Idade Média, o açúcar foi considerado uma especiaria. Mais caro que o grama do ouro, era
utilizado como medicamento e entregue como presente para papas, reis e nobres.
Além de sua raridade, que provocava cobiça, associava-se aos produtos do Éden,
aproximando homens e deuses.
Raul Lody
explica que, por esses motivos, até hoje o doce é valorizado como um presente
ou uma experiência gastronômica de grande valor. “Formou-se no mundo um
entendimento de que tudo aquilo que chega do açúcar da cana está repleto de
significados, de alegria a prazer”, afirma.
Equilíbrio:
Equilíbrio:
Nos dias atuais, um dos assuntos mais discutidos em torno do
ingrediente é a sua relação com algumas questões de
saúde. A boa notícia é que o açúcar pode ser consumido normalmente,
levando sempre em conta a recomendação da
nutricionista Marcia Daskal, de que a ingestão deve ser feita de forma
equilibrada.
“As pessoas gostam de comer produtos açucarados e não há problema se isso acontecer diariamente, desde que se avalie a quantidade. Precisamos parar de eleger vilões e resgatar o prazer pela comida. Olhar para o alimento não isoladamente, mas num contexto de vida”, salienta a especialista.
“As pessoas gostam de comer produtos açucarados e não há problema se isso acontecer diariamente, desde que se avalie a quantidade. Precisamos parar de eleger vilões e resgatar o prazer pela comida. Olhar para o alimento não isoladamente, mas num contexto de vida”, salienta a especialista.
Com séculos de história, o uso do açúcar e das demais
especiarias fez nascer e crescer uma gastronomia com centenas de criações. “O
ingrediente não só dá prazer, mas também auxilia o organismo a ser mais
produtivo. Por este motivo, é uma paixão mundial, não devendo ser excluído do
cardápio e sim valorizado”, complementa Marcia.
Sobre a pesquisa: “Consumo
equilibrado: uma nova percepção sobre o açúcar”
A pesquisa realizada pelo
Instituto Dante Pazzanese para a Campanha Doce Equilíbrio tem o objetivo de
compreender os hábitos e comportamentos de quem consome açúcar. Foram
realizadas 1.199 entrevistas com homens e mulheres de 18 a 85 anos – pacientes
do ambulatório do hospital e pertencentes às classes A, B e C – durante os
meses de setembro e dezembro de 2015.
Sobre a campanha Doce Equilíbrio:
A Campanha
Doce Equilíbrio é uma iniciativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar
(UNICA) e tem como objetivo promover a informação sobre o equilíbrio na
alimentação e estilo de vida. Equalizando o debate sobre o açúcar como
componente que pode e deve fazer parte de uma vida saudável, a campanha visa o
bem-estar da sociedade. Nas plataformas de blog (http://www.campanhadoceequilibrio.com.br/),
Facebook (www.facebook.com/campanhadoceequilibrio)
e Instagram (http://instagram.com/campanhadoceequilibrio),
o público pode acompanhar e participar interativamente dos conteúdos
relacionados ao universo do açúcar. O projeto conta ainda com o apoio da
Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), do
Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (SIFAEG) e do
Sindicato da Indústria de Fabricação do Álcool do Estado da Paraíba
(SINDALCOOL).
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