Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Doenças respiratórias podem afetar cães e gatos no inverno



Em dias mais frios, a gripe canina e a rinotraqueite felina aparecem com maior frequência


Com o clima gelado do inverno, naturalmente as pessoas fecham as janelas e portas da casa evitando a circulação de ar e, facilitando assim, a proliferação de vírus e doenças respiratórias. A estação mais fria do ano exige cuidado redobrado com a saúde não apenas dos seres humanos, mas também dos animais de estimação como cachorros e gatos.

Segundo a médica veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular, Caroline Mouco Moretti, quando a temperatura começa a baixar algumas doenças aparecem com maior frequência e com isso os cães e gatos podem apresentar sintomas semelhantes a gripe humana como espirros, secreção nasal, secreção ocular, dificuldade para respirar, desidratação, febre, prostração, falta de apetite, e no caso dos cães acrescenta-se a tosse.

A especialista ressalta que durante o inverno os hospitais veterinários ficam repletos de cães com gripe canina e gatos com rinotraqueite felina, ambas são doenças respiratórias. “A primeira podendo ser acometida por vírus ou bactérias e a segunda é exclusiva viral.”, explica. “Essas patologias têm seu aumento na época de inverno e o método de prevenção mais eficiente que a medicina veterinária possui hoje é a vacinação, por isso é importante mantê-las em dia.”, alerta Caroline.

Ainda, em dias mais frios, as doenças ortopédicas, que acometem mais os animais geriátricos tendem a piorar seus sintomas. A médica veterinária ressalta que a mais comum e com maior incidência é a artrose - inflamação crônica das articulações. A sua causa pode ser secundária a um trauma, ruptura de ligamentos, exercícios constantes de alto impacto e ou artrite secundária, e em raríssimas vezes pode ter seu início sem fator inicial. “Seu controle é baseado em analgésico, anti-inflamatório, condroprotetores e até cirúrgicos, se necessário.”, diz. Caroline reforça ainda que o cuidado com a alimentação e a orientação veterinária na hora da realização de exercícios físicos é extremamente importante para evitar esse tipo de desgaste e doenças ortopédicas.

Além do cuidado especial no inverno, os animais de estimação merecem atenção redobrada durante ano todo já que os cães e gatos estão suscetíveis a uma gama muito grande de doenças infecciosas virais, bacterianas, parasitárias, as autoimunes e as doenças adquiridas. De acordo com a veterinária, algumas delas são chamadas de zoonoses, doenças que são transmitidas para o homem através dos animais como leptospirose, toxoplasmose, dipilidiose, raiva, salmonelose e dermatomicoses. “Para evitarmos que nossos cães e gatos não tenham doenças que possam ser transmitidas a nós e nossos familiares temos que manter a vacinação, vermifugação, antipulga, anticarrapaticida e as visitas ao médico veterinário em dia.”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados