Pesquisar no Blog

domingo, 31 de julho de 2016

01 DE AGOSTO: DIA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO – VC SABIA QUE BEBÊS TAMBÉM DEVEM RECEBER HIGIENIZAÇÃO BUCAL?



Vc sabia que segunda-feira, dia 01 de agosto, é o Dia Mundial da Amamentação? A data foi criada em 1992 pela Aliança Mundial de Ação pró-amamentação (World Alliance for Breastfeeding Action - WABA) com a finalidade de promover o aleitamento materno e a criação de bancos de leite, garantindo, assim, melhor qualidade de vida para crianças em todo o mundo. A data é comemorada dentro da Semana Mundial de Aleitamento Materno, que ocorre em 120 países anualmente entre os dias 1º e 07 de agosto.

Muitas mães, especialmente as de primeira viagem, não sabem, mas é importante cuidar da saúde bucal dos pequenos desde as primeiras mamadas. Os cuidados são simples e ajudam a evitar, por exemplo, o surgimento de cáries, a chamada “cárie de mamadeira”, condição é causada pela exposição frequente e constante a bebidas açucaradas que podem danificar seriamente os dentes do bebê e a saúde bucal como um todo.

Os bons cuidados bucais começam cedo na vida. Mesmo antes dos dentes do bebê nascerem, existem alguns fatores que podem afetar sua futura aparência e saúde. Por exemplo, a tetraciclina, um antibiótico comum, pode causar a descoloração ou manchas nos dentes. Por esta razão, não deve ser usada por mães que estão amamentando ou mulheres na segunda metade da gravidez.

Como os dentes do bebê geralmente nascem por volta dos seis meses de idade, não há razão para usar os procedimentos padrão da higiene bucal, ou seja, a escovação e o uso do fio dental. Mas, os bebês têm necessidade de cuidados bucais especiais que todos os pais devem conhecer. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. Com o nascimento dos primeiros dentes (por volta dos 6 meses), a fralda deve ser substituída por uma dedeira. Aos 14 meses, com o nascimento dos primeiros molares decíduos, a higiene deverá ser realizada com uma escova dental infantil utilizando creme dental com flúor, mas a quantidade de creme dental deverá ser do tamanho de um grão de arroz cru. Ao final da escovação limpe a boca do bebê com uma gaze para tentar retirar o excesso. A partir dos 3 anos aproximadamente a criança será capaz de cuspir, então a partir do momento que ela consiga cuspir, já poderá utilizar o creme dental com flúor em quantidade normal, mas sempre deverá ser supervisionado para que não engula. É a ingestão do creme com flúor que poderá gerar problemas de saúde.

A primeira visita do bebê ao dentista deve ser feita por volta dos 6 meses, coincidindo com o nascimento do primeiro dente decíduo. Preferencialmente, a consulta deve ser realizada com o odontopediatra, pois é ele o profissional habilitado a fazer esse primeiro atendimento.



  ORTOPLAN – Especialidades Odontológicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados