Pesquisar no Blog

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Credibilidade: como anda a sua?



Basta abrir os jornais para ver nomes de empresas e pessoas serem jogados na lama. As notícias sobre corrupção ganharam um espaço cativo na mídia e, com isso, a preocupação com a credibilidade e reputação ganharam uma importância antes inimaginável. Cuidar do seu nome ou da sua marca se tornou algo vital para sua sobrevivência ou a dos seus negócios.

Boa parte dessa relevância é advinda das facilidades da tecnologia. Com os smartphones, capazes de fazer fotos e vídeos em alta qualidade, qualquer passo em falso pode ganhar a rede em questão de segundos. A moça honesta, trabalhadora, mãe de família, vê sua vida desmoronar ao ser gravada por um celular saindo do motel com o melhor amigo do marido. O que dizer então do executivo, filho de família rica, que está preso há mais de um ano por denúncias de corrupção?

É, credibilidade independe de cargo, formação ou classe social. Todos precisam cuidar da sua. E a primeira coisa a se fazer é refletir sobre o que realmente as pessoas pensam sobre você ou sua empresa. Você realmente é visto como gostaria? Existe uma grande diferença entre o que eu de fato sou e o que os outros pensam que sou.

Faça uma análise honesta. Considere que pessoas e empresas não são perfeitas. Valorize seus pontos fortes enquanto aprimora os fracos. Mostre que está em constante busca por melhorias. Temos que estar sempre em evolução. Pessoas não buscam marcas perfeitas. Buscam transparência e sinceridade.

Crie uma identidade única. Se você se comportar com seus pais de um jeito, com seu parceiro de outro e com amigos de um modo diferente, provavelmente vão te achar falso. Aquele que trata cada um de um jeito, de acordo com seus próprios interesses. O mesmo acontece com as empresas. Se seu site comunicar uma coisa, o seu porteiro, recepcionista, vendedor ou mesmo os produtos e serviços comunicarem outra, certamente sua credibilidade será afetada.

Outro exercício importante é rodear-se de pessoas e marcas com boa reputação. Na própria bíblia está escrito “diga-me com quem andas, que te direi quem és”. Sendo assim, esteja sempre ao lado de gente boa, de empresas boas. Sua credibilidade também depende de quem está à sua volta. Que o digam os delatores das operações da polícia federal.

Por fim, seja coerente. Prometa apenas o que puder cumprir. E lembre-se de cumprir o que prometeu. Você e nem a sua empresa vão acertar sempre, mas a intenção verdadeira e o desejo de se aprimorar sempre é o que faz a diferença quando o assunto é credibilidade. Sem dúvida, vale muito a pena investir na sua.



Marília Cardoso - fundadora da InformaMídia, jornalista com pós-graduação em Comunicação Empresarial e MBA em Marketing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados